Argentina, Croácia, França ou Marrocos? Quem será campeão?
>> E aí? Será que a Argentina de Messi vence a Croácia de Luka Modríc? Ou a França de Kylian Mbappé fatura em cima da equipe marroquina (foto) de Hakim Ziyech? Façam suas apostas, e acompanhe em nossas redes sociais.
FIM DE UMA ERA
A Copa do Mundo do Catar de 2022 está chegando ao fim, infelizmente com a derrota do Brasil nas oitavas de final. Na próxima terça-feira, dia 13/12, a França enfrenta Marrocos às 16h e no dia seguinte Argentina encara a Croácia, no mesmo horário. Os vencedores desses confrontos duelam entre si pelo primeiro lugar no domingo, dia 18/12, às 12h. O 3º e 4º lugares serão disputados no sábado, às 12h. O brasileiro sentiu a desclassificação da seleção canarinho.
A Copa do Catar, neste ano, reuniu 32 seleções de futebol de todas as partes do mundo, é o maior evento esportivo da humanidade. Comenta-se que a edição de 2026 será ainda maior, terá 40 equipes, 8 países a mais que em 2022. A solução seria realizar o torneio com 10 grupos de 4 times, o que poderia estender o período do certame de 20 para 30 dias. Vamos acompanhar.
Erros fatais
O Brasil foi mal, terminou em 7º lugar e há três copas que não chega às semifinais. Duas delas na era Tite, em 2018 e 2022. Uma equipe que tinha tudo para dar certo, a mais cara do mundo, mas com total desprezo pela camisa canarinho. Crônica anexa revela um pouco mais deste sentimento de milhões de brasileiros. Parece que ficamos um pouco mais órfãos de esperança, pois se acreditava que chegaríamos mais. E perder nos pênaltis não foi nada legal. Acompanhe.
Neste ano, as 32 equipes que disputaram a Copa foram divididas em 8 grupos de 4 times em cada. Na primeira fase, foram classificadas 16 seleções nas oitavas de final. Na segunda fase, as quartas de final reuniu 8 seleções que se confrontaram recentemente.
França x Inglaterra
Marrocos x Portugal
França e Marrocos passaram para a semifinal.
Argentina x Holanda
Croácia x Brasil
Argentina e Croácia passaram para a semifinal
A HISTÓRIA DAS
QUARTAS DE FINAL
França x Inglaterra – Um dos melhores jogos da Copa do Mundo e o inferno de Harry Kane. Perdeu pênalti e não brilhou na sua última Copa do Mundo.
Deu a França em brilhante exibição do craque Mbappé
Marrocos x Portugal – A Copa do Mundo produziu dois perdedores, Cristiano Ronaldo e o técnico português Fernando Santos. O primeiro parece ter uma treta mal resolvida com o treinador que o deixou no banco em todos os jogos durante o primeiro tempo nas partidas eliminatórias. Ele tem contrato com a seleção portuguesa até a Eurocopa de 2024. RC7 também está de malas-prontas para sair do Manchester United. Pelo jeito não deve ser a sua última Copa do Mundo do craque português, mas pode ser a do técnico.
Marrocos venceu na garra empurrado por uma torcida animada e barulhenta.
Argentina x Holanda – A Argentina entrou em campo para ganhar e fez logo dois gols, mas não sustentou o resultado. Malevolentes como todos os latino-americanos, as estrelas afrouxaram diante da persistência da “laranja-mecânica” e los hermanos deixaram empatar a peleja. Ganharam nos pênaltis, graças ao brilhante goleiro, Emiliano Martinez, de 30 anos, herói da classificação da Argentina que defendeu duas cobranças.
Brasil x Croácia - O time brasileiro entrou favorito para o confronto. Os números da partida revelavam isso. O Brasil registrou 21 finalizações concretas, contra somente 8 da Croácia, todas erradas.
Neymar foi decisivo no jogo, e marcou um golaço, driblando até o goleiro. Em 117 minutos de jogo, no final da prorrogação, Petkovic recebe uma bola espanada de cabeça por Danilo e chuta para converter. A bola ainda resvalou na defesa de Marquinhos, tirando o goleiro Alysson do lance. Partida empatada no final da prorrogação. Decisão por pênaltis e o Brasil voltou para casa.
Croácia vence o Brasil nas penalidades que dá adeus ao hexa.
SEMIFINAIS DA COPA DO MUNDO 2022
Argentina x Croácia – dia 13/12 – 16hs – 3ª feira
França x Marrocos – dia 14/12 – 16hs – 4ª feira
FINAL
Os vencedores desses confrontos vão se enfrentar na etapa final dia 18/12, um domingo, às 12hs. O terceiro e quarto lugares serão disputados no sábado, às 12hs.
Pelo andar da carruagem, a final da Copa do Mundo deve ser entre a Argentina e a França. Será um dos melhores espetáculos de futebol do mundo. Quem viver verá.
CRÔNICA
Meu querido Tite,
“não fica tite não”
"Você não é o único responsável pela derrota do Brasil para a Croácia, nas quartas de final da Copa 2022. Concordamos com a sua afirmação. Você atribuiu tudo isso ao conjunto da obra, equipe técnica e jogadores. Ao admitir que também errara, você está pagando por tudo isso, uma triste lembrança para sua carreira vitoriosa à frente da seleção brasileira e que termina melancolicamente. Duas copas, nenhum título.
Para analisar a derrota da equipe brasileira é preciso voltar lá atrás. Você também começou errando na campanha rumo ao hexa. Em pleno ano eleitoral, declarou-se um anti-bolsonarista, falou até que não receberia o prêmio das mãos do presidente, caso o Brasil fosse campeão...enquanto Neymar, o seu curinga e astro da seçleção aparecia em vídeos e postagens de apoio a Bolsonaro. Não sei até que ponto esse conflito ideológico atrapalhou o time na preparação para a Copa. Futebol e política não se misturam, mas têm seus ídolos. Certo?
Essa sua declaração, de imediato repercutiu na torcida brasileira bolsonarista. Aí meu amigo, você se lascou, além dos milhões de brasileiros técnicos de plantão, você ganhou uma legião de torcedores contrários a você ideologicamente, ganhou milhões de inimigos ocultos, outros nem tanto, nas redes sociais, por demonstrar de que lado você estava. Isso foi ruim para um treinador que tem caráter e convicção, vitorioso na classificação, que precisava ter vindo para ganhar, botar medo nos adversários, passar esse sentimento para a equipe. Não foi o que vimos. Copa do Mundo é diferente, a gente entra para ganhar todas, e não jogar com time reserva e perder para Camarões. Começou aí a sua derrocada treinador...
"Futebol e política não se misturam, mas têm seus ídolos. Certo?"
O desastre contra a Croácia
Nem as dancinhas do “meninos do Brasil” contra a fraca Coreia do Sul empolgaram os torcedores. Bater em gato morto não tem graça. Mas o segundo erro seu, treinador, foi nas quartas de final contra a Croácia.
A troca dos empolgados e mais dedicados à seleção, Vinícius Jr. e Richarlison, pelos novatos que jogam na Europa, Rodrygo e Antony foi o seu maior vacilo. Deixou o time mais agressivo, mas totalmente descoordenado, chegou a ter 5 atacantes, ao ponto do Neymar falar pra rapaziada, “não sobe não”, estamos ganhando (estava 1 x 0), faltam 5 minutos”.
Um gol de craque
Quase no final do jogo apareceu o craque esperado, em jogada individual, Neymar assumiu a paternidade do espetáculo e decidiu a peleja. Em toque frontal ao gol, passou enfileirando os zagueiros, driblou o goleiro para marcar para o Brasil. A marca do gênio até que enfim apareceu.
Parecia que o Brasil estava rumo ao hexa, com vantagem na prorrogação, tinha tudo para dominar a partida. Mas num vacilo de Danilo, na intermediária, ele cabeceou a bola para o lado errado, onde estavam três adversários da Croácia o que foi fatal. A bola foi cair logo no pé de quem, Modric, que sem marcação recebeu e avançou, passou para Vlasic que tabelou com Orsic e deixou Petkovic de frente para o gol. A sua frente os zagueiros desordenados Tiago Silva e Marquinhos ainda tentaram impedir o chute, mas não teve jeito. A bola ainda resvalou em Marquinhos e tirou a visão do goleiro Alysson que aceitou.
O suspiro da prorrogação
Ao empatar o jogo nos minutos finais da prorrogação, a Croácia cresceu e o Brasil definhou na dúvida. Empate na prorrogação 1 x 1. É de matar o coração. Até o Caiado internou por conta disso (sic)...
E vamos nós, a Nação inteira para os pênaltis com uma seleção mediana que em 117 minutos de partida, fez apenas uma finalização. Aliás, a Croácia deu 8 chutes a gol contra o Brasil, todos errados. O Brasil fez 21 finalizações e 12 diretas.
PÊNALTIS
Quem escolhe a ordem dos batedores?
Acho que não existe uma regra ou ordem de quem vai bater os pênaltis numa decisão de copa do mundo. Será que é o técnico que ordena ou escolhe os melhores batedores, ou eles definem entre si, em decisão comum? Comenta-se que Neymar se impôs e quis bater por último. Acho que foi o seu grande erro treinador, deixar Neymar escolher o que era melhor para o time, naquele momento. Parecia que Neymar estava confiante e que bateria o último pênalti classificatório da seleção e seria consagrado. Na Argentina, Messi sempre abriu as cobranças em finais definidas nos pênaltis. E foi classficidad também, às duras penas. Acho que vai massacrar a Croácia.
Os 5 batedores escolhidos por Tite (?) para a cobrança das penalidades, pela ordem:
1º - Rodrygo
2º - Casemiro
3º - Pedro
4º - Marquinho
5º - Neymar
Na confirmação dessa ordem de batedores, meu caro Tite, o seu erro mesmo foi escalar o Rodrygo, o jovem jogador do Real Madri para abrir a série de pênaltis. Jogou pesado em cima do guri a responsabilidade de abrir a rodada de cobranças. E ele bateu mal, tremendo, fraco, telegrafando onde ia chutar para a defesa certeira do goleiro Livakovic. Aqui pra gente ele tentou “colocar” a bola. Infantil decisão.
Casemiro e Pedro bateram em seguida, pela ordem e também converteram, mas Marquinho chutou muito forte e atingiu a trave, dando a vitória antecipada à Croácia, sem Neymar disputar as penalidades. Era o fim do sonho do hexacampeonato. Outro xororô danado da equipe canarinho, tão feio quanto o 7 x 1 da Alemanha, em cima do Brasil, no Brasil, em 2014. A sua atitude também de virar as costas para barco e sair também não foi poupada pela imprensa, parecia abandonar o navio naufragando em meio às tempestades. Acho que essa decepção iremos compartilhar por muito tempo ainda, e não venha com essa que fez o melhor, deveria ter feito o certo. PT saudações.
Fotos: reprodução
ILUSTRAÇÃO
Compartilhamos a mensagem do cartunista Jean Galvão, onde ele também depositou suas esperanças.