Lando Norris editado

Piloto britânico encerrou o reinado do holandês da RBR

 

>> O bom retrospecto da McLaren na Fórmula 1 com vitórias expressivas está acabando com a hegemonia da RBR Honda no campeonato. Nem a presença da torcida ou o retrospecto de três vitórias impediram Lando Norris de fazer de Max Verstappen, em sua 200ª corrida na F1, ser coadjuvante do GP da Holanda deste domingo. Após perder a liderança na largada, o piloto da McLaren recuperou-se e fez do rival mero espectador da sua segunda vitória em 2024, com 22s de vantagem. Charles Leclerc completou o pódio em terceiro lugar.

 

A prova no Circuito de Zandvoort, na Holanda, esteve fora do calendário desde 1985. Nesse período Jim Clark venceu quatro vezes a corrida. Max Verstappen venceu três, e se igualaria ao piloto inglês se vencesse, mas não foi dessa vez. Aliás, o piloto da RBR não vence há cinco GPS.

 

A conquista ainda teve um gostinho especial para Norris: pela primeira vez, após três tentativas frustradas, ele conseguiu converter uma pole position em vitória. Essa foi a segunda vez que a McLaren venceu em Zandvoort a partir da posição de honra no grid; o time tem quatro vitórias na Holanda, uma a mais que a RBR.

 

Apesar da derrota, Verstappen ainda lidera o campeonato de pilotos com 295 pontos, 70 pontos a mais que Norris. E se a RBR segue líder do Mundial de construtores, a diferença para a McLaren continua caindo: agora, foi de 42 para 30 pontos.


fórmula 1lando norrismundialrbrmclarencompetições