Lula editado

Bolsonaro recluso ainda não admite derrota para Lula

 

>> O presidente Jair Bolsonaro (PL) até o fechamento dessa matéria ainda não tinha reconhecido a vitória de Lula (PT) nas eleições presidenciais deste ano. Apenas seu filho, Carlos Bolsonaro (PL) fez um breve comunicado em seu twitter admitindo a derrota. Acompanhe aqui no Portal o resultado final do pleito, a nova relação de forças do Congresso Nacional onde Bolsonaro fez maioria e os novos governadores eleitos.

 

RESULTADO DAS URNAS NO 2º TURNO

 

LULA/PT/13 – 50,90%            60.345.999 votos

Bolsonaro/PL/22 – 49,10%    58.206.354

Diferença de 1,8% ou cerca de 2,6 milhões de votos

Brancos e Nulos – Mais de 5,7 milhões de eleitores

Abstenção: cerca de 20%

 

A vitória apertada de Lula no segundo turno, a 6ª da sua carreira, nas eleições de 2022, veio confirmar o resultado das pesquisas eleitorais. Lula venceu, mas não com aquela margem de votos da apuração final. Os institutos garantiam no mínimo 4% de frente para Lula, em relação ao Bolsonaro. O resultado do 2º turno foi com uma diferença de 1,8%, uma surpresa para os analistas políticos.

 

Até o momento da eleição, no 1º turno, em 2 de outubro ninguém sabia quem venceria o pleito, apesar de os institutos de pesquisa darem uma vantagem de quase 10 pontos para Lula diante de Bolsonaro. O resultado foi outro, a diferença caiu para 4%. Ao desacreditar as pesquisas, o presidente-candidato inflamou a militância, só que faltou combinar com Roberto Jefferson e  Carla Zambelli, simpatizantes do presidente.

 

Na semana da eleição, o ex-deputado Roberto Jefferson, aliado de Bolsonaro, não respeitou ordem judicial de prisão e saiu arremessando granadas e atirando contra a polícia. No segundo episódio, a deputada bolsonarista Carla Zambelli e seu guarda-costas, de armas em punho perseguiram um desafeto político e causaram indignação no mundo inteiro. Dizem os cientistas políticos que esses dois espetáculos bélicos foram à gota d’água para aumentar a alta rejeição do presidente.

 

Bolsonaro foi o primeiro presidente da era pluripartidária do País a perder a reeleição. Mas segundo dados da Justiça eleitoral todos aqueles que venceram no 1º turno, confirmaram a vitória no 2º.

 

Lula vai encontrar um país dividido

 

Lula venceu as eleições com 50,90% dos votos válidos, contra 49,10% de Bolsonaro. Uma diferença de 1,8% ou mais de 2,1 milhões de votos. Essa é a prova de que o eleitorado brasileiro está dividido. O presidente eleito vai encontrar um cenário hostil de adversários fervorosos. Vai ter que disponibilizar de muito “jogo de cintura” para acalmar os ânimos.

 

Bolsonaro, apesar de perder as eleições, fez maioria no Senado Federal, Câmara dos Deputados e no número de governadores eleitos.

 

A nova ordem política no Brasil:

 

SENADO FEDERAL

O presidente Bolsonaro fez maioria no Senado. Dos 81 senadores, Lula te 16, Bolsonaro 25 e o Centrão 40, o chamado pêndulo da república.

 

CÂMARA FEDERAL

Bolsonaro também fez maioria na Câmara que tem 513 representantes. Ele fez 194 deputados e Lula 144. A bancada do Centrão é de 175 parlamentares.

 

GOVERNOS ESTADUAIS

Bolsonaro também tem 15 governadores eleitos, contra 12 de Lula. Os governadores do Rio Grande do Sul e de Pernambuco estão neutros.

 

MUNICÍPIO BRASILEIROS

Lula venceu em 3.123 municípios do Brasil e Bolsonaro em 2.445.

 

EM GOIÁS

Bolsonaro obteve mais de 650 mil votos no estado de Goiás, e agora tem dois senadores aliados, Wilder Morais (PL) e Wanderlan Cardoso (PSD), além de 14 deputados federais, 4 deles do PL, além de deputados estaduais, prefeitos e demais lideranças ruralistas.

 

Vitórias de Lula e Bolsonaro por região do país

 

Bolsonaro obteve mais de 58,2 milhões de votos, contra 60,3 milhões de Lula. Perdeu as eleições no 2º turno, com 58,2 milhões de votos, pouco mais de 2,1 milhões de eleitores.

 

GOVERNADORES ELEITOS EM 2022

 

SUDESTE – Lula venceu só em Minas Gerais (50,20% x 49,80%) e perdeu em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

 

NORDESTE – Lula ganhou em todos os estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhã, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

 

SUL – Bolsonaro venceu no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, apesar de Eduardo Leite (PSDB-Neutro) vencer Onix Lorenzoni (PL), para o governo do Estado.

 

NORTE – Na região Norte Lula faturou no Amazonas, Pará e Tocantins e perdeu no Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

 

CENTRO-OESTE – Bolsonaro ganhou nos três estados, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

 

Fotos: Arquivos/Divulgação.


ELEIÇÕES 2022BALANÇO DAS ELEIÇÕES 2022LULABOLSONAROTSETRE