Foto divulgação VW

Presente e futuro caminham lado a lado na Volkswagen

 

“Montadora sempre acreditou no

forte potencial do mercado brasileiro”

 

>> A celebração de 70 anos da Volkswagen no Brasil é marcada pelos lançamentos dos primeiros veículos 100% elétricos: ID.4 e ID.Buzz. Porém, a marca reforça o seu compromisso com um futuro mais ecológico com a implementação de várias ações que vão colaborar para a redução da emissão de CO2.

 

A Volkswagen do Brasil completou em março 70 anos de presença no Brasil. O início das atividades da fabricante alemã aconteceu em 1953, em um galpão na Rua do Manifesto, São Paulo/SP. Com os sucessos nas vendas, a empresa decidiu montar uma fábrica em solo brasileiro para atender não apenas o país, mas também o mercado sul-americano.

 

 

A nova fábrica, a primeira fora da Alemanha, foi inaugurada em 1959, na cidade de São Bernardo do Campo/SP. A marca seguiu em expansão construindo outras unidades fabris nos anos seguintes como em Taubaté/SP em 1976, São Carlos/SP em 1996, São José dos Pinhais/PR em 1999 e o Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo/SP em 2004.

 

 O COO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, falou da relação da marca com o país. “A Volkswagen sempre acreditou no forte potencial do mercado brasileiro e da região, tanto que o Brasil foi escolhido para iniciar a expansão global da marca. Estamos há 70 anos contribuindo com a evolução da indústria e da economia brasileira, gerando empregos, renda e fomentando a inovação”, afirma Ciro.

 

 

Volkswagen do Brasil tem carros na memória do brasileiro

 

Após a inauguração da fábrica em São Bernardo, A Volkswagen passou a produzir seus veículos de forma local. Modelos da época como a Kombi e o Fusca possuíam mais de 50% dos seus componentes produzidos no Brasil, fato que permitiu oferecer esses modelos ao mercado nacional com um preço mais acessível, segundo a marca.

 

Nos anos 70, chegaram ao mercado brasileiro o SP1, SP2, Brasília e Passat, veículos que marcaram época entre os consumidores. Nos anos 80, passaram a integrar o portfólio da empresa o Gol, Parati, Saveiro, Voyage, Santana e Quantum.

 

 

Polo, Fox e tecnologia Total Flex

 

Nos anos 2000, chegaram até o consumidor os modelos Polo, Passat (importado da Alemanha) e o Fox, um compacto 100% projetado no Brasil e que além de atender o mercado interno, foi exportado para a Europa.

 

Também nos anos 2000 a Volkswagen do Brasil adotou a tecnologia Total Flex em seus veículos, que permanece até hoje nos modelos da marca. O Gol foi o primeiro a receber a inovação, podendo ser abastecido com etanol, gasolina ou uma mistura dos dois.

 

Nos anos 2010 a Volkswagen promoveu uma renovação em seu portfólio, lançando carros como o up!, Novo Polo, Virtus, T-Cross, Taos e Jetta, modelos que atingiram a pontuação máxima de cinco estrelas nos testes de colisão da Latin NCAP. Em 2015, os motores TSI passaram a ser produzidos na fábrica de São Carlos.

 

 

 Conectividade e descarbonização

 

Acompanhando a tendência do mercado, a VW voltou seu foco para a descarbonização e para a conectividade. Segundo a empresa, a meta é lançar 15 novos modelos flex ou elétricos até o ano de 2025. Segundo a Volkswagen, o objetivo é ser totalmente neutra até 2050. Para atingir o objetivo, foi criado o departamento “Way to Zero Center”, que será responsável pelo desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos.

 

Texto: Daniel Palermo

 

Fotos: Reprodução/Divulgação VW

 

QUATRO FÁBRICAS NO BRASIL

Por um futuro mais eficiente e ecológico

 

A celebração de 70 anos da Volkswagen no Brasil é marcada pelos lançamentos dos primeiros veículos 100% elétricos: ID.4 e ID.Buzz. Porém, a marca reforça o seu compromisso com um futuro mais ecológico com a implementação de várias ações que vão colaborar para a redução da emissão de CO2.

 

Desde 2022, toda a energia elétrica que abastece as nossas quatro fábricas e o Centro de Peças e Acessórios (PAC) é originada de fontes renováveis.

 

 

1 - Fábrica Anchieta

A primeira fábrica brasileira da VW foi instalada na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Com 50% dos componentes nacionais, foi nesta unidade que a Volkswagen produziu as primeiras versões do Fusca e Kombi, além de outros modelos que fizeram sucesso no Brasil.

 

Atualmente, a fábrica Anchieta produz os modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro.

 

 

2 - Fábrica Taubaté

Inaugurada em 1976, a fábrica de Taubaté surgiu como um pólo criador de peças, mas passou a desenvolver seus primeiros veículos nos anos seguintes e se destaca como uma das principais unidades tecnológicas da empresa em todo o mundo.

 

Dentre os mais de 7 milhões de veículos produzidos ali estão: Gol, Voyage e up!.

 

 

3 - Fábrica São Carlos

Criada em 1996, a fábrica dobrou de tamanho para atender a demanda pela usinagem de blocos, cabeçotes e virabrequim, além de linhas de montagem de cabeçotes e motores.

 

A unidade já produziu mais de 12 milhões de monitores para modelos como Nivus, Novo Polo, Virtus,up!, Cross up!, Fox, Gol, Voyage, Saveiro, Saveiro Cross, Tiguan e Jetta.

 

 

4 - Fábrica São José dos Pinhais

 

Instalada em 1999, a unidade foi pioneira no uso do robô colaborativo para montagem dos veículos, tornando o processo mais seguro. A  fábrica conta ainda com algumas pistas que permitem os testes iniciais dos carros, assegurando a qualidade com relação a ruídos, funcionamentos de sistema de freio, suspensão e motor.

 

Veículos como Fox, VW T‑Cross, Novo Golf e Audi Q3 são originais desta unidade da Volkswagen no Paraná.

 

Making Of: VW 70 anos

 

A inteligência artificial (IA) já é realidade em diversos setores e impacta diretamente o dia a dia de milhares de brasileiros, mesmo que eles não saibam disso. Para esta campanha de 70 anos, a Volkswagen inovou mais uma vez e foi buscar o que há de mais sofisticado na tecnologia para transformar um sonho em realidade: promover

 

 

Viver é melhor que sonhar

Assista ao emocionante encontro entre Elis Regina e Maria Rita. Nosso presente para você nestes 70 anos de Volkswagen no Brasil.

 

A Volkswagen traz ao país os seus primeiros veículos 100% elétricos: ID.4 e ID.Buzz. Os lançamentos fazem parte de uma promessa pioneira na indústria automotiva: zerar a emissão de CO2.

 

ID.4

Tecnologia, design sofisticado e conforto

O ID.4 possui um sistema de recarga rápida, capaz de recuperar 80% da bateria em cerca de 38 minutos. Ele também vem munido de funções como assistente ativo de mudança de faixa, detector de fadiga, detector de ponto-cego, frenagem automática de emergência, entre outros.

 

O veículo elétrico estará disponível no formato de assinatura, Volkswagen Sign&Drive. Seu novo Volks por assinatura ganha mais energia com os modelos elétricos.

 

Todas essas características fazem com que o ID. 4 seja não somente o precursor de um futuro mais verde, mas também um carro elétrico robusto e imponente. Com essa liderança, a meta é que até 2050 a emissão de CO2 dos veículos da Volkswagen seja totalmente neutra.

 

 

ID. Buzz

Conheça nossa Kombi 100% elétrica

A Volkswagen mantém sua tradição de oferecer conforto e segurança, agora com uma tendência de reduzir a emissão de CO2. Estes são os cartões de visita do ID. Buzz, um veículo totalmente elétrico que será lançado no Brasil no segundo semestre de 2023, como parte das comemorações de 70 anos da montadora no país.

 

E a história do ID.Buzz no Brasil está só começando. Em breve, mais detalhes eletrizantes do novo ícone da Volkswagen.

 


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