Emanuele CAppellano, COO da Stellantis para América do Sul, anunciou os investimentos.

Emanuele Cappellano, COO da Stellantis para América do Sul, anunciou os investimentos.

 

Cappelano anuncia produção de carro elétrico Bio-Hybrid no país

>> Grupo anunciou investimento bilionário e tem lançamento de híbrido para o segundo semestre. Chefão da Stellantis confirma produção de carro elétrico no Brasil. A informação é do portal Mobiauto e vai contemplar diversas marcas do maior grupo automotivo do planeta.

 

A Stellantis acaba de anunciar o investimento de R$ 30 bilhões no Brasil para o ciclo de 2025-2030. Junto do aporte, o grupo que comporta Fiat, Jeep, Ram, Citröen e Peugeot no país afirmou que o foco das ações por aqui está voltado para a tecnologia Bio-Hybrid, nome dado aos seus sistemas híbridos e elétrico.

 

“Entramos em um novo ciclo virtuoso para o Brasil e para a região com este anúncio. Serão implementadas quatro plataformas globais, associadas às tecnologias Bio-Hybrid, mais de 40 modelos, além de oito novos powertrains e aplicações em eletrificação”, detalhou Emanuele Cappellano, COO da Stellantis para a América do Sul.

 

Desses 40 modelos citados pela Stellantis, estão incluídos modelos novos e renovações visuais. Mas o ponto alto do anúncio foi quando o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, foi questionado sobre planos para produzir um veículo elétrico no Brasil.

 

O chefão do grupo disse que entre os planos da inclusão da tecnologia bio-hybrid está a produção nacional de um modelo elétrico. A princípio, Tavares cogitou produzir o elétrico entre 2026 e 2027. Mas a verdade é que não se sabe se o prazo é tão viável assim, e podemos ter esse veículo para depois, até o fechamento do ciclo em 2030.

 

Esse movimento faz parte do projeto global da Stellantis de eletrificar sua frota e abandonar a produção de veículos à combustão até 2038.

 

Por enquanto, o que deve chegar primeiro é um modelo híbrido flex produzido por aqui. Já confirmado para o segundo semestre desse ano.

 

O local mais preparado do grupo para desenvolver essa descarbonização é o polo de Betim (MG). Pois, o centro global da Stellantis para a evolução da tecnologia Bio-Hybrid é exatamente a filial na cidade mineira. O conglomerado de marcas já confirmou que a unidade vai ser a responsável por produzir um veículo elétrico a bateria.

 

Para se ter uma ideia, a Stellantis atesta que o sistema Bio-hybrid é compatível com todos os modelos produzidos em Betim: Fiat Strada, Argo, Pulse, Fastback e Fiorino. E o motivo é simples: são três tecnologias diferentes.

 

A Bio-Hybrid usa um sistema leve de 48V no lugar do alternador, e equipará produtos de entrada. Além dele, teremos um Bio-Hybrid e-DCT com transmissões de dupla embreagem e um sistema pleno, que será usado em produtos de preço intermediário, e o Bio-Hybrid Plug-In para modelos mais caros. E, para fechar a conta, a Stellantis garante que tem sistema para carros elétricos.


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