Mariosan e Senna - Copia

Alckmin sanciona lei em projeto do deputado Filipe Barros (PL-PR)

 

>> Após aprovação do Senado, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a Lei 14.559 cujo texto destaca a contribuição do falecido tricampeão da F1 ao país. Ayrton Senna foi o último campeão mundial do Brasil na F1. Morto em atividade no GP de San Marino de 1994, ele é considerado um dos maiores pilotos da categoria de todos os tempos e é o quinto maior vencedor da história, com 41 triunfos em grandes prêmios.

 

A proposta passou, ainda, pela ministra de Esportes, a ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica Ana Moser.

 

PARECER DO SENADO

“Ayrton Senna foi um ídolo nacional. Durante o auge de sua atuação, ele representava uma das poucas esperanças de um povo carente de vitórias e grandes conquistas. Ele proporcionava a alegria das manhãs de domingo, a certeza da vitória. E, em cada conquista, fazia questão de demonstrar o seu orgulho de ser brasileiro” - declarou o ex-senador Dario Berger, no texto que passou pelo Senado em março deste ano.

 

Os três títulos do brasileiro vieram em sua passagem pela McLaren, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Desde então, o país obteve como mais recente conquista um vice-campeonato de pilotos na F1, com Felipe Massa em 2008.

 

LEWIS HAMILTON

O último piloto da F1 a receber uma honraria do governo brasileiro havia sido o britânico Lewis Hamilton, fã de Senna.

 

Em novembro passado, o heptacampeão da Mercedes foi nomeado cidadão honorário do Brasil por sua relação com o país, a idolatria a Ayrton e a homenagem que prestou em sua vitória no GP de São Paulo de 2021 - quando carregou a bandeira do país até o pódio.

 

VIDA E GLÓRIA DE AYRTON SENA

Herói Nacional recebe nova homenagem

 

O paulistano Ayrton Senna da Silva nasceu em 21 de março de 1960 e faleceu em Bolonha, na Itália, em 1º de maios de 1994, depois de grave acidente.

 

Senna foi campeão da categoria de piloto três vezes, em 1988, 1990 e 1991.

 

Kart, Fórmula Ford e F-3

Ele começou sua carreira competindo no kart em 1973 e em "carros de fórmula" em 1981, quando venceu as Fórmulas Ford 1600 e 2000. Em 1983 alcançou o título de campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3 batendo vários recordes.

 

Fórmula 1 em 1984 – Equipe Toleman-Hart

 

Seu desempenho impulsionou sua ascensão à Fórmula 1, fazendo sua primeira aparição na categoria no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart. Em sua primeira temporada, Senna pontuou em cinco corridas, fechando o ano com treze pontos e a nona posição na classificação geral dos pilotos.

 

Equipe Lotus-Renault em 1985

 

No ano seguinte, ingressou na Lotus-Renault, pela qual venceu seis grandes prêmios ao longo de três temporadas.

 

Em 1988, McLaren-Honda, campeão mundial

Em 1988, juntou-se ao francês Alain Prost na McLaren-Honda, com o qual teve grande rivalidade. Senna venceu oito etapas daquela temporada e sagrou-se campeão mundial pela primeira vez.

 

Prost vence o campeonato de 1989

Após a polêmica final de 1989 com Prost que resultou na segunda colocação do torneio, Senna não desistiu. Foi vice-campeão daquele ano.

 

Senna dá o troco e retoma o título em 1990

Em 1990, ele retomou o título e foi bicampeão.

 

Em 1991 foi tricampeão

Ayrton foi o piloto mais jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1 até então.

 

Vice-campeão em 1993

Em 1993, Senna foi vice-campeão, vencendo cinco corridas.

 

Tragédia na William em 1994

 

Transferiu-se para a Williams em 1994, onde disputou apenas três etapas, a última sendo o Grande Prêmio de San Marino, onde se acidentou e faleceu.

 

Um dos maiores recordistas mundiais de velocidade na Fórmula 1

 

Ao todo, Senna participou de 161 grandes prêmios na Fórmula 1, alcançando 41 vitórias, 80 pódios, 65 pole positions e 19 voltas mais 

 

NOTA DA REDAÇÃO

O cartunista Mariozan tem trabalhos fantásticos sob encomenda, como este do nosso tricampeão. Objeto de desejo de apaixoandos pela F-1, a peça pode ser produzida em diversos tamanhos. Nosso artista é um dos melhores de Goiás, tamanha a sua sensilidade com as artes visuais. Parabéns meu irmão. (Paulo Menegazzo)

 


FÓRMULA 1AYRTON SENNAHERÓI NACIONALFIAAUTOMOBILISMOPATRONO