Foto: Divulgação
Em quatro dias, um show de interação com os visitantes
>> Com uma organização impecável, o evento reuniu, de 8 a 11 de agosto, no Autódromo de Interlagos, cerca de 50 expositores, 18 montadoras de veículos e público superior a 118 mil pessoas.
O evento já é considerado o maior em experiência motor do mundo, em sua terceira edição, de 8 a 11 de agosto e assumiu definitivamente o protagonismo do segmento de eventos do setor automotivo, de acordo com o portal Balcão Automotivo. Com números dignos das principais mostras mundiais, o Festival reuniu cerca de 50 expositores, entre montadoras, autopeças, serviços e acessórios do setor. Além disso, os organizadores registraram um total de 118,7 mil visitantes nos quatro dias de operação do Festival, sendo que 48% desses visitantes eram de fora da cidade de São Paulo.
Montadoras presentes
Marcaram presença no Festival as seguintes fabricantes de veículos: BYD, Chevrolet, Ford, Kia, GR Toyota, GWM, Honda, Jaeeco, Jeep, Lexus, Land Rover, Mitsubishi, Neta, Omoda, RAM, Renault, Suzuki e Volvo.
Números do Festival:
50 expositores
18 montadoras de veículos
12 novos veículos lançados
118,7 mil visitantes
48% de fora da cidade
568 jornalistas credenciados
8.906 testes-drives
0 acidentes
Diante de tanto sucesso, os organizadores já confirmaram as datas para a edição 2025:
Festival Interlagos 2025 Motos – 28 de maio a 1º de junho
Festival Interlagos 2025 Automóvel – 11 a 15 de junho
Foto: Divulgação
Área de 100 mil m2
A área de exposição deste ano totalizou 100 mil m2, que foi completamente ocupada pelos estandes dos expositores nos três espaços disponíveis para ativações: Boulevard (boxes), Paddock Mall (mezanino dos boxes) e Arena (área livre, no miolo do circuito, recentemente entregue pelas autoridades municipais que administram o Autódromo de Interlagos).
O Festival Interlagos 2024 Automóvel foi marcado pelo lançamento de 12 novos modelos de veículos, além de ter contado com a estreia efetiva de uma nova montadora no mercado nacional. Com tantas novidades, os organizadores informam que, dos 118,7 mil visitantes, 39,6% foi o índice de visitantes que estiveram em Interlagos por mais de um dia. Com alto índice de cobertura da imprensa (568 jornalistas foram credenciados e compuseram a cobertura do evento), o Festival colaborou para a criação de 3,6 mil empregos diretos para a montagem e o funcionamento da exposição.
Experiência única: ver, guiar e comprar
Para Márcio Saldanha, CEO do Festival Interlagos 2024, o formato edificado para este evento mostrou-se imbatível. “Entregamos um evento que se constituiu em uma experiência singular para os visitantes, uma vez que proporcionou três propostas em um só espaço: a oportunidade de ver e conhecer os carros expostos ao vivo, a chance de guiar os carros que cliente escolhia na mítica pista do Autódromo, além de um ambiente completamente destinado à negociação de venda desses automóveis. Nunca nenhum evento havia oferecido um pacote tão completo”, resume o executivo.
Já confirmado pela Prefeitura de São Paulo no rol de eventos estratégicos para a cidade, o Festival Interlagos (edições Motos e Automóvel) tem formalizado um contrato de cinco anos, estendendo-se até 2028.
Foto: Divulgação
Test-drives de vários modelos
Apesar de pluralidade de propostas, o maior diferencial do evento foi mesmo os test-drives nas pistas. Eduardo Bernasconi, co-fundador do Festival Interlagos, resume os números de ativações. “Tivemos um total de 8.906 test-drives com visitantes, efetuados por 93 veículos diferentes, que iam desde carros de entrada até modelos míticos, como Ferrari, Porsche, Mustang ou Range Rover. Foram exatos 38.300 km rodados durante o evento, no asfalto do traçado e nas pistas (off-road e habilidade) especialmente criadas para o Festival. E detalhe: zero acidentes. Zero saídas da pista. Zero derrapagens. Os visitantes contaram com toda a segurança possível para a realização dos testes e deu tudo certo”, enumera Bernasconi.
Para 2025, os organizadores estão otimistas. “Já estamos com as datas definidas com a Prefeitura e vamos começar a atuar junto aos expositores. E mais: em setembro, vamos apresentar ao mercado as novidades para o próximo ano. A ideia é ampliar em 25% a área de exposição e atrair ainda mais montadoras, com aumento de público para 200 mil pessoas. Já estamos trabalhando”, antecipa Saldanha.