Ford_Seattle-ite_XXI_1962-3

 

Modelo foi apresentado na Feira Mundial de Seattle, nos EUA

  • O protótipo previa uma tela grande central para mostrar a posição do carro no mapa e calcular automaticamente o tempo de viagem até o destino. O modelo é uma das curiosidades que podem ser encontradas no arquivo histórico de imagens da marca, o Ford Heritage Vault

 

Muitos avanços da indústria automotiva nasceram dos carros-conceito, exercícios futuristas em que os projetistas podem soltar a imaginação e abrir caminho para a inovação. O Seattle-ite XXI, apresentado pela Ford como “carro dos sonhos” na Feira Mundial de Seattle, nos EUA, em 1962, é um exemplo típico.

 

Numa época analógica, em que a comunicação era feita com telefones discados e os brasileiros puderam assistir pela primeira vez aos jogos da Copa do Mundo na TV – com alguns dias de atraso –, o veículo antecipou os sistemas modernos de navegação por GPS.

 

Em vez de botões e mostradores, o painel arrojado do Seattle-ite XXI trazia “uma tela central com dados de desempenho do motor, da pista, das condições do tempo e outras informações que poderiam ser projetadas rápida e automaticamente”, dizia o comunicado da empresa na época.

 

O recurso principal dessa tela era um “computador programador de viagem, com um mapa de ruas que rolava automaticamente com o avanço do carro para o motorista ver rapidamente a sua posição. O tempo estimado de viagem até o destino seria calculado automaticamente e constantemente visível”.

 

 

O protótipo criado em escala 3/8 pelo Estúdio de Design Avançado da Ford em Dearborn, EUA, previa também teto de vidro de densidade variável para controle da luz. Outras propostas disruptivas do Seattle-ite XXI não foram levadas adiante, como as rodas dianteiras duplas e os motores intercambiáveis, incluindo células de combustível ou propulsor nuclear compacto.

 

 

O arranjo com quatro rodas dianteiras esterçáveis foi idealizado para que o carro pudesse trocar de motor com facilidade e ter várias opções de estilo para o compartimento dos passageiros. “O motorista poderia usar um motor econômico de, digamos, 60 hp para percursos curtos, e rapidamente converter para um motor de mais de 400 hp para viagens longas em alta velocidade”, explicou Gene Bordinat, vice-presidente e diretor de Estilo da Ford na época.

 

 

O interior é igualmente fora do comum, com bancos fixos integrados à estrutura do carro, piso ajustável para o posicionamento dos pedais e direção substituída por hastes tipo manche. O veículo tinha também separação entre a cabine e a célula do motor para a redução de ruído e janelas estilo veneziana para melhorar a ventilação.

 

Esse modelo é uma das curiosidades que podem ser encontradas no arquivo histórico de imagens da marca, o Ford Heritage Vault, aberto para consulta dos pesquisadores e do público no https://fordheritagevault.com/.

 

 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. A empresa faz isso por meio de três segmentos de negócios centrados no cliente: Ford Blue, projetando veículos icônicos a gasolina e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores junto com software integrado para trazer experiências digitais excepcionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando clientes comerciais a transformar e expandir seus negócios com veículos e serviços adaptados às suas necessidades. Além disso, a Ford está buscando soluções de mobilidade por meio do Ford Next e fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt.html.


FORD COMPANYSEATTLE-ITECONCEITODESIGN