Lula na 1ª reunião ministerial

"Esse é o mandato da minha vida"

 

>> O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta sexta-feira, 6, com os 37 ministros indicados para seu novo Governo. Ainda em tom de campanha, Lula fez um amplo discurso para os seus colaboradores e destacou que a posse para o seu 3º mandato foi o mais alto reconhecimento que recebeu em toda a sua vida pública.

 

Lula cobrou de todos os auxiliares, mandou recados importantes para a lisura dos atos públicos de cada um e destacou que a Educação e a Saúde serão prioridades na sua gestão. Citou o estado do Ceará, como um dos modelos a seguir, com a Educação em tempo integral, modelo que deve ser adotado agora. Na Saúde, indignou-se com as marcações de consultas, para dois, três e até quatro meses de espera.

 

“Esse é o mandato da minha vida”, disse o presidente na reunião e ressaltou que não tem nada contra a indicação de políticos e outros profissionais para os cargos. “Vou governar para todos”, disse Lula, afinal, “os que estão aí já foram deputados, senadores, governadores e conhecem a realidade brasileira”, observou.

 

Governo de coalização

 

Os 37 ministérios de Lula (eram 23 no governo anterior) foram preenchidos por 8 partidos políticos. Ele pediu que os ministros recebam com mais atenção os deputados e senadores e que mantenham constante diálogo com o Congresso Nacional. “Parlamentar não pode ficar 3, 4 horas esperando, sem água e café”, comentou o presidente. Lula disse que quer estreitar a relação com o Congresso Nacional, “pois não tem nada proibido, não há interesse pessoal, e sim os interesses da Nação que estão em jogo, e isso não tem cor partidária”.

 

Lula também fez um desafio para a Margareth Menezes, indicada para o ministério da Cultura. “Não é possível que todas as manifestações artísticas do Brasil fiquem marginalizadas, com total ausência do Estado na condução das políticas públicas”. O presidente até brincou que hoje com 77 anos, se sente com a idade de 30, pronto para construir um Brasil melhor para todos.  

 

Foto: Reprodução Globo News