“Se o meu
Fusca
falasse”...
Durante 24 anos ele foi líder de vendas no Brasil e encantou gerações.
Quem não tem uma história pra contar com o prodigioso carro que inspirou filmes e foi um ícone da indústria automotiva?
Nascido como Volkswagen Sedan, o carro ganhou vários apelidos ao redor do mundo, como Kafër (Alemanha), Carocha (Portugal), Beetle (EUA), Maggiolino (Itália) e Coccinelle (França). O nome Fusca só foi adotado oficialmente em 1983.
No Brasil, a origem do nome Fusca está relacionada com a pronúncia alemã da palavra Volkswagen. O fonema da letra V em alemão é algo como "fau" e o W é "vê", ao abreviar a palavra Volkswagen para VW, os alemães falavam "fauvê". ... A abreviação alemã "fauvê" logo se transformaria em "fulque" e "fulca"...e no Brasil virou “fusca”.
No dia 20 de janeiro de 1959 tinha início a produção do lendário modelo em território nacional. E por isso a data foi a escolhida para celebrar o Dia Nacional do Fusca. Começava ali uma história que marcaria para sempre os brasileiros.
UM SHOW A CÉU ABERTO
Os integrantes do Volks Clube de Goiás, Pequi Volks e CVAGO mais uma vez foram recebidos pela concessionária para homenagear o ícone da indústria automotiva mundial que emplacou no Brasil mais de 3 milhões de unidades até 1986.
Segundo o gerente da Belcar Veículos da BR-153, João Dantas tem acompanhado de perto todas as edições do Dia Nacional do Fusca e destaca que esse estímulo da concessionária reflete no bom relacionamento que a marca Volkswagen tem com seus clientes. “Essas raridades tem reconhecido valor de mercado”, garante o executivo.
Um delicioso café da manhã foi oferecido pela Belcar Volkswagen aos participantes no DNF 2022 – Dia Nacional do Fusca, evento que comemorou os 63 anos do reconhecido Fusca no Brasil reunindo modelos raros, “placas-pretas” em várias modalidades.
CLUBES PRESENTES
Para André Luiz Martins, vice-presidente do Volks Clube de Goiás, “todo ano a Belcar apóia esse nosso encontro, é um reconhecimento que nos enche de alegria, uma demonstração carinhosa e de valorização dos nossos carros que até hoje encantam o público”, destacou. Segundo ele, esse apoio é fundamental para manter a tradição do veículo mais vendido do Brasil.
Outro que recebeu com entusiasmo o encontro de Fuscas foi Eder, do Pequi Volks. “Esse tipo de iniciativa merece todo o nosso apreço e consideração, precisamos manter essa tradição”, comemora. Há mais de três anos ele vem acompanhando ashomenagens ao veículo mais popular do Brasil.
O presidente do CVAGO – Clube dos Veículos Antigos de Goiás, Wesey Júnior reconheceu a importância de se resgatar a história do carro mais importante do mercado nacional durante décadas e agradece as ações que visam fortalecer a presença do modelo no mercado.
Segundo o gerente da Belcar Veículos da BR-153, João Dantas tem acompanhado de perto todas as edições do Dia Nacional do Fusca e destaca que esse estímulo da concessionária reflete no bom relacionamento que a marca Volkswagen tem com seus clientes. “Essas raridades tem reconhecido valor de mercado”, garante o executivo
Mais de 3,1 milhões de fuscas
foram produzidos no Brasil
até 1986.
O MODELO MAIS ICÔNICO DA
INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
O dia 20 de janeiro de 1959 deu início a uma era que se tornaria marco na história automobilística do país: o Fusca,um dos modelos mais queridos do brasileiro, passou a ser inteiramente produzido em território nacional Dia Nacional do Fusca comemora a sua produção nacional e o início de uma história marcada por 24 anos consecutivos como o carro mais vendido no país
No dia 20 de janeiro de 1959 tinha início a produção do lendário modelo em território nacional. E por isso a data foi a escolhida para celebrar o Dia Nacional do Fusca. Começava ali uma história que marcaria para sempre os brasileiros.
O Fusca, na verdade, começou a ser fabricado na Alemanha, após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. E logo ele se tornaria um dos automóveis mais populares do mundo. Então ele se chamava ainda Volkswagen Sedan, mas logo ganharia vários apelidos ao redor do mundo, como Kafër (Alemanha), Carocha (Portugal), Beetle (EUA), Maggiolino (Itália) e Coccinelle (França). O nome Fusca só foi adotado oficialmente em 1983.
Aqui no Brasil, o modelo chegou em 1950, primeiro importado, unidades que ficaram marcadas pelo vidro traseiro dividido. Ele passou a ser montado em solo nacional no formato CKD (com as peças ainda importadas) em 1953, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). Seu motor na época tinha 1.200 cm³.
SÃO BERNARDO DO CAMPO - 3 DE JANEIRO DE 1959
Primeira unidade fabril da
Volkswagen fora da Alemanha
O Dia Nacional do Fusca (DNF) comemora a sua produção nacional e o início de uma história marcada por 24 anos consecutivos como o carro mais vendido no país
O Fusca, na verdade, começou a ser fabricado na Alemanha, após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. E logo ele se tornaria um dos automóveis mais populares do mundo. Então ele se chamava ainda Volkswagen Sedan, mas logo ganharia vários apelidos ao redor do mundo, como Kafër (Alemanha), Carocha (Portugal), Beetle (EUA), Maggiolino (Itália) e Coccinelle (França). O nome Fusca só foi adotado oficialmente em 1983.
Aqui no Brasil, o modelo chegou em 1950, primeiro importado, unidades que ficaram marcadas pelo vidro traseiro dividido. Ele passou a ser montado em solo nacional no formato CKD (com as peças ainda importadas) em 1953, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). Seu motor na época tinha 1.200 cm³.
O FUSCA NO BRASIL
O Fusca passou a ser fabricado inteiramente no país em 1959, na fábrica de São Bernardo do Campo/SP, a primeira unidade fabril da VW fora da Alemanha. Embora a data de 20 de janeiro seja considerada o início da produção em solo nacional, porque foi a data oficializada pela fabricante, a primeira unidade feita no Brasil, oficialmente, saiu da linha em 3 de janeiro de 1959.
Em sua trajetória até o fim da produção, em 1986, ele diversas opções de motorização: motor traseiro refrigerado a ar com 1.300 cm³ (a partir de 1967, com 45 cv), 1.500 cm³ (introduzido em 1970, com 52 cv, o que lhe rendeu o apelido de Fuscão) e 1.600 cm³ (em 1974, com dupla carburação, que rendia 65 cv). O câmbio foi sempre manual de quatro marchas. Em 1985, ganhava a versão 1.600 movida a etanol.
PROPAGANDAS DE REFORÇO
Com baixo custo e propagandas que reforçavam a sua robustez, o Fusca conquistou os brasileiros. Tanto que após sete anos de ausência no mercado, a produção foi retomada em 1993, a pedido do então presidente da República, Itamar Franco. Nascia aí o “Fusca Itamar”, que foi fabricado até 1996, movido exclusivamente a etanol.
O sucesso foi tanto que o modelo foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, alcançado o número histórico de um milhão de unidades vendidas no País em março de 1972. Até 1986, segundo a própria VW, o Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do Fusca.
MAIS VENDIDO EM 24 ANOS
Sua imagem se tornou tão emblemática que deu origem a outro modelo em 1998: o New Beetle. Suas linhas eram inspiradas na versão original, porém, adotando uma plataforma moderna. Em 2012, ele resgatava mais uma vez o nome Fusca ao ganhar um sucessor.
Vale lembrar que existe também o Dia Mundial do Fusca, comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.