WhatsApp Image 2024-08-27 at 11.35.29 (1)

Candidato do PL se fortalece

após racha na base governista

 

>> Ainda é cedo para validar a pesquisa Data/UFG O Popular, divulgada neste fim de semana, que indica o deputado federal Professor Alcides (PL) como líder na intenção de votos para a prefeitura de Aparecida de Goiânia, nas eleições deste ano, previstas para 6 de outubro. Ele tem expressivos 51,73% de preferência do eleitorado na pesquisa estimulada e se as eleições fossem hoje, venceria o pleito no primeiro turno. Em segundo lugar aparece o candidato governista, Leandro Vilela (MDB), com 24,9% e Willian Panda (PSB) em terceiro, com 6,7%. Além de vencer na pesquisa estimulada, ele também é o mais citado na espontânea e derrotaria qualquer outro adversário num possível segundo turno. Acompanhe o que provocou a ascenção do candidato. 

 

Analistas políticos revelam que os números desse primeiro levantamento do Data/UFG-O Popular são precoces, pois foram realizados cinco dias depois do registro definitivo das candidaturas e que não houve tempo suficiente para o candidato governista deslanchar sua campanha pelas ruas. Leandro Vilela (MDB), ex-diretor do Detran-GO tem apoio do governador Ronaldo Caiado (UB), do vice, Daniel Vilela (MDB) e do ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (MDB), além de 7 partidos coligados. Segundo os coordenadores da campanha, a próxima avaliação deverá ser bem diferente da que foi apresentada agora.

 

A enorme vantagem do Professor Alcides (PL) nessa primeira pesquisa tem explicações até certo ponto satisfatórias. Ele já disputou a prefeitura de Aparecida, em 2016 e perdeu para Gustavo Mendanha (MDB), mas depois deu a volta por cima e se elegeu, em 2018 à Câmara dos Deputados, com mais de 88 mil votos e foi reeleito em 2022 com 90 mil. Alcides obteve, respectivamente, 32 mil votos e 33 mil só em Aparecida de Goiânia, nas duas eleições citadas.

 

O atual levantamento do instituto ouviu 603 eleitores, dia 21 de agosto, nas 6 macrozonas do município e apresentou um intervalo de confiança em torno de 95% e margem de erro de 4%, para mais ou para menos. 

 

Horário gratuito

 

Outro fator que revela a precocidade dos números é que a campanha, corpo a corpo, começou nas ruas, dia 16 de agosto, e ganhará espaço no rádio e na TV, a partir de 30 de agosto. A propaganda eleitoral gratuita vai até 3 de outubro, em dois blocos diários de 10 minutos cada, de segunda a sábado, além dos blocos, há inserções de 30 segundos a 1 minuto, distribuídas ao longo da programação. A TV Record foi escolhida pelos partidos para transmitir o material de divulgação no município.

 

O candidato Leandro Vilela (MDB) e seus aliados terão 4,7 minutos dos 10 disponíveis para a propaganda eleitoral na TV; Professor Alcides (PL) ficou com 3,36 minutos e Willian Panda (PSB) com 2,15 minutos.

 

Vitória em todos os cenários

 

A grande aposta da virada de Leandro sobre o Professor Alcides está justamente no horário político, onde as administrações vitoriosas de Maguito Vilela e Gustavo Mendanha servirão de pano de fundo para lembrar o eleitor das obras e benefícios levados à população. Enquanto isso não acontece, o candidato do PL vai liderando nos três cenários disponíveis até o momento. Ele foi o mais lembrado nas pesquisas espontânea, estimulada e em caso de segundo turno, venceria qualquer um dos seus oponentes. Dessa vez parece que um paradigma será querbrado nas eleições em Aparecida: desde que foi instituído a eleição em dois turnos, todos os candidatos venceram o pleito no primeiro turno, sem usar desse expediente da segunda chance. É ver para crer. Se vencer, Alcides quebrará a sequência de administrações do MDB ao longo de décadas. 

 

Espontânea: vantagem de 23,32%

 

Na pesquisa espontânea, aquela que o eleitor escolhe o nome do candidato sem indicação, Professor Alcides (PL) abre uma vantagem de 23,32% para Leandro Vilela (MDB). O primeiro vem com 30,58% e Leandro Vilela tem apenas 7,26%. William Panda (PSB) aparece em terceiro, com 3,49%. O alento, se é que se pode ter, é que mais de 50% dos eleitores ainda não sabem em quem votar, se as eleições fossem hoje. Entre os nomes mais citados pelos entrevistados na espontânea, aparecem Vilmar Mariano, Gustavo Mendanha, Daniel Vilela, Lula, Ronaldo Caiado, Maguito Vilela, Sandro Mabel, Sandro Mabel, Guilherme Boulos, Isaias, Roberto Chaveiro, Robessi, Gleiço Barbosa e Ribamar. Um deles citou “Jesus”, o Cristo Redentor e outro alguém do PT (sic).

 

Estimulada: vantagem de 26,83%

 

Na pesquisa estimulada, aquela que uma lista de nomes é apresentada ao eleitor, Professor Alcides abre vantagem ainda maior e atinge uma diferença de 26,83%, ou seja, 3% a mais que a pesquisa espontânea. Ele tem o apoio de 12 partidos, sendo 2 como federação. Leandro reúne 7 siglas e Panda 6, sendo 5 em duas federações.

 

O candidato professor Alcides continua na liderança das pesquisas já faz tempo, ao que tudo indica, teria crescido um pouco mais, depois do racha na base governista que trocou o prefeito Vilmar Mariano (UB), pelo ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB), na disputa pela prefeitura da cidade. Insatisfeito por ter sido preterido pelas lideranças de Gustavo Mendanha (MDB), Daniel Vilela (MDB) e até o governador Ronaldo Caiado (UB), Vilmarzinho resolveu apoiar o professor Alcides (PL), o que pode ter favorecido o candidato que disputa o pleito pela segunda vez. Em 2016, ele perdeu para Gustavo Mendanha no primeiro turno. Mas os tempos mudaram graças às intervenções do chefe do Executivo Estadual que está empenhado na eleição de Vilela.

 

 Se as eleições fossem hoje, em caso de pleito acontecer em dois turnos, Professor Alcides (PL) venceria os dois outros postulantes: contra Leandro, ele teria 55,44% e o adversário 30,82%. No confronto com Panda, 67,5% e o candidato do PSB, 14,19%.

 

Rejeição de Panda é a maior

 

O candidato do PSB, William Panda foi o mais rejeitado pelo levantamento, ele aparece com 30,97% seguido do Professor Alcides (PL) com 15,08% e Leandro Vilela 14,62%.

 

Curiosidades

 

Aparecida de Goiânia atingiu os 200 mil eleitores em 2004, o que possibilitaria a eleição em dois turnos. Mas nenhum dos eleitos, de lá para cá, precisou usar esse expediente. As vitórias foram com 55% dos votos válidos a 95,8%, este último conseguido por Gustavo Mendanha (MDB) reeleito prefeito em 2020 com mais de 262 mil votos.

 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Aparecida de Goiânia tem hoje 345.367 eleitores, Goiânia 1 milhão e Anápolis 269.556. São as três cidades de Goiás com possibilidade de ocorrer a eleição em dois turnos. A abstenção e o votos nulos devem chegar a 20%.

 

Confronto inevitável

 

Os números das eleições de 2022, em Aparecida de Goiânia, refletem um confronto de lideranças que certamente irá se repetir neste ano. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu só 128.323 votos no município, contra 100.800 de Lula da Silva (PT), naquele pleito. O ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB), que deixou o cargo para disputar o Governo de Goiás teve 146.079, mais que o dobro de Ronaldo Caiado (UB) que levou 63.993. Para o Senado Federal, João Campos (Republicanos) foi o mais votado com 51.024, enquanto Wilder Morais (PL) eleito, ficou com 45.692. O terceiro colocado em Aparecida, Delegado Waldir, obteve 36.427 votos.

 

Para a Câmara Federal, Sylvie Alves (UB) bateu recorde e conquistou 43.846 votos enquanto o Professor Alcides (PL) 33.596. Somente 14.417 eleitores votaram em Gustavo Gayer (PL) na eleição daquele ano. E, para a Assembleia Legislativa, o ex-prefeito Veter Martins (Patriota) chegou a 24.758 votos, foi o mais votado na cidade. Max Menezes (PSD) atingiu 12.496 e Willian Panda (PSB) 11.084.

 


ELEIÇÕES 2024TRETSEDATA/UFGO POPULAR