irisdearaujoeirisrezende-1024x683

Ex-deputada teve longa trajetória política

 

>> A ex-primeira-dama de Goiás e da capital, Iris Araújo, morreu hoje (21/02), aos 79 anos, após não resistir as complicações de uma cirurgia no pulmão realizada no Hospital Israelita Albert Einstein, em Goiânia.

 

Em novembro do ano passado, dona Iris foi submetida a uma internação com um quadro de infecção nos rins que evoluiu para uma Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (Sara) e fez com que ela tivesse de ser submetida a uma internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Por lá, ficou duas semanas quando recebeu alta.

 

Dona Iris, como era conhecida, mato-grossense de Três Lagoas, nasceu em 7 de maio de 1943. Graduou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e foi casada com Iris Rezende, ex-prefeito de Goiânia por 57 anos. Foi primeira-dama de Goiânia e do Governo de Goiás. Também exerceu dois mandatos de deputada federal entre 2007 e 2015. Desde antes da morte do marido, dona Iris havia optado pela reclusão e fazia aparições discretas nas redes sociais e em entrevistas.

 

O casal Iris Rezende e Iris Araújo com a filha Ana Paula

 

A ex-primeira-dama teve uma longa trajetória política que constou a candidatura a vice-presidente da República em 1994, numa chapa puro-sangue emedebista encabeçada pelo ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia. Ele ficou em quarto lugar, em eleição vencida por Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

 

Além de Ana Paula, o casal teve outros dois filhos: Cristiano e Adriana. “Mãe, hoje me despeço da senhora com muita dor, mas com a certeza de que Deus a recebeu com braços abertos. Obrigada por tudo o que a senhora foi e sempre será para todos nós”, homenageou Ana Paula.

 

Foto: reprodução Internet


IRIS ARAÚJOLUTOESTADO DE GOIÁSPRIMEIRA-DAMA