Charles Leclerc vence pela primeira vez em Mônaco

 

Piloto monegasco fez a pole e liderou do começo ao fim

 

>> Depois de 93 anos, um piloto monegasco voltou a vencer o Grande Prêmio de Mônaco. Louis Chiron havia sido o último a conquistar o feito, em 1931, muito antes da criação da Fórmula 1. Neste domingo (26/05), Charles Leclerc, da Ferrari, quebrou o jejum ao dominar e triunfar na prova em Monte Carlo. Sua última vitória na categoria foi no GP da Austria, em 2022. Oscar Piastri e Carlos Sainz completaram o pódio. O piloto brasileiro Ayrton Senna tem o título de “Rei de Mônaco”, com seis vitórias no circuito.

 

O Reino Unido é o país com mais vitórias em Mônaco. São 17, sendo cinco de Graham Hill, três de Stirling Moss, Jackie Stewart e Lewis Hamilton, duas de David Coulthard e uma de Jenson Button; a McLaren é a equipe com mais vitórias no GP de Mônaco, com 15.

 

O maior vencedor da história do evento é o brasileiro Ayrton Senna que venceu seis vezes (1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993). Senna também é o piloto com o maior número de poles conquistadas: cinco (1985, 1988, 1989, 1990 e 1991).

 

A CORRIDA

 

Leclerc converteu a pole em vitória mesmo tendo que largar duas vezes. Tudo por causa do grande acidente envolvendo Sergio Pérez, Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg logo no início, o que trouxe uma bandeira vermelha.

 

Após pouco mais de 40 minutos de paralisação, a corrida retornou com todos já com pneus trocados, modificando bastante o andamento da corrida, já que não era mais necessário um novo pit stop.

 

Oscar Piastri e Carlos Sainz completaram o pódio. Lando Norris e George Russell completaram o top 5. Max Verstappen teve que se conformar com o sexto lugar, mesmo posição de largada, à frente de seu ex-grande rival, Lewis Hamilton.


gp de mônaco fórmula 1ferrarimonte carlocharles leclerc