WhatsApp Image 2024-01-12 at 15.47.59

Após resgate, a obra voltará a decorar o espaço

 

>> Operação que utilizou um guindaste durou aproximadamente seis horas e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros de Goiás. Obra foi encaminhada ao ateliê da artista plástica para avaliação

 

Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), liderou, nesta sexta-feira (12/1), ação de retirada da escultura de Maria Guilhermina do fundo do lago do Parque Flamboyant e encaminhou a peça para o ateliê da artista plástica para avaliação. A peça será recuperada e retornará para o lago, onde se encontrava desde a inauguração do parque, em 2007. 

 

 A operação, que utilizou um guindaste, durou aproximadamente seis horas. “Tivemos o cuidado para evitar possíveis danos com a retirada e foi uma ação realizada considerando todos os critérios técnicos ambientais e culturais”, explicou o presidente da Amma, Luan Alves.

 

Segundo Luan Alves, a preocupação maior foi justamente por conta do valor artístico da peça e que, por isso, a operação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e acompanhamento da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

 

A ação também conta com o auxílio da arquiteta Nerisírley Barreira do Nascimento, doutora em arquitetura e urbanismo e especialista em perícias e avaliações urbanas, que avaliou a estrutura após sua retirada. “Felizmente não houve grandes danos. Houve um deslocamento da peça que envolve as três partes da obra”, explicou. 

 

Após os trabalhos, a obra de arte foi encaminhada ao ateliê da artista plástica para avaliação e reparos. 

 

Fotos: Amma

 

 


PREFEITURA DE GOIÂNIAPARQUE FLAMBOYANTMARIA GUILHERMINALAGORECUPERAÇÃOAMAGCMSECULT