Delegado Waldir, presidente do Detran

O estacionamento irregular nas vias públicas foi de 77%

 

>> Operação Trânsito Livre registra mais de 181 casos de desrespeito à legislação de trânsito na Região da 44. Nesta quarta-feira (03/05), equipes de trânsito estiveram nas ruas do Setor Ferroviário para promover a fiscalização com foco na repressão ao estacionamento irregular de veículos

 

Na manhã desta quarta-feira (03/05), a Operação Trânsito Livre foi realizada em vias públicas do Setor Ferroviário, nas proximidades da Rua 44, em Goiânia. As equipes do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e Secretaria Municipal de Mobilidade lavraram 181 autos de infrações, com 03 apreensões de veículos e uma condução para a central de flagrantes por suspeita de adulteração.

 

A Operação Trânsito Livre tem a finalidade de promover a fiscalização de trânsito na capital com foco em ações voltadas à repressão de estacionamento irregular de veículos e à desobstrução de calçadas e demais vias, garantindo o trânsito livre de veículos e pedestres.

 

A maioria das autuações foram referentes ao artigo 181, inciso VIII do Código de Trânsito Brasileiro, que versa sobre o estacionamento de veículos em locais proibidos. Tal infração é tipificada como grave e prevê a penalidade de multa e remoção do veículo.

 

Outra infração com grande número de registros foi a que infringe o artigo 252, parágrafo único do CTB, sobre dirigir manuseando o telefone celular.

 

O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir Soares, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pela equipe que realizou a operação. “A ação continua em toda Goiânia semanalmente agindo em todas as ruas da capital. Precisamos mudar essa realidade do trânsito goiano, nem que medidas mais drásticas sejam tomadas”, disse.

 

Balanço da Ação

 

Os estacionamentos em desacordo com as condições regulamentadas bateram recorde de autuações. Foram mais de 77,1% dos autos, dentre as 181 penalidades aplicadas. Ou seja, cerca de 128 infrações foram cometidas pelos infratores. Dirigir falando ao celular também renderam 13 autuações.

 

Confira as principais infrações

 

13 autuações pelo não uso do cinto de segurança.

12 autuações por estacionar o veículo próximo à esquina.

3 autuações por estacionar em desacordo com as posições estabelecidas pelo CTB.

66 autuações por estacionar em local em desacordo com as condições regulamentadas.

19 autuações por estacionar em local proibido.

28 autuações por estacionar em locais com horário e paradas proibidas.

5 autuações por parar sobre a faixa de pedestre.

8 autuações por transitar na contramão.

8 autuações por avanço de sinal vermelho do semáforo.

1 autuações por conduzir veículo com o lacre ou inscrição do chassi adulterado.

5 autuações por conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado.

13 autuações por dirigir com apenas uma das mãos por estar manuseando o celular.

 

 


GOVERNO DE GOIÁSDETRAN-GOINFRAÇÕESTRÂNSITO LIVREOPERAÇÃO