434473_1096616_victor_manzini_ricardo_saibro

 Manzini: o carro já nasceu bom

 

Corrida de endurance será realizada no sábado, 24

e terá três horas de duração

 

>> O primeiro dia do piloto Victor Manzini a bordo do New Onix #117 da Equipe Roberto Manzini Centro Pilotagem (RMCP), na sua primeira vez no Autódromo Internacional Ayrton Senna, terminou muito bem. Ele fechou o terceiro treino da quinta-feira, 22, em 5º lugar, com uma volta de 1min48seg060 pelos 3.835 metros do circuito principal da pista de Goiânia. A corrida de longa duração, três horas, terá largada a partir das 14h55. Ele terá o piloto Renato Turelli no revezamento à bordo do Onix #117.

 

Victor e o piloto Renato Turelli, campeão brasileiro de kart que é seu parceiro nas duas provas da Copa Endurance, novo campeonato da Turismo Nacional (TN), se revezaram nos três treinos extras de 30 minutos do dia que teve pancadas de chuva por várias vezes.

 

Turelli acabou o primeiro treino em 8º lugar. Victor andou no segundo e ficou em 17º. Turelli fez 10 minutos do terceiro treino e Victor andou nos 20 minutos finais.

 

“Na primeira entrada, fui dando umas voltas para conhecer a pista e testar os limites. Nós não mexemos no carro do segundo para o terceiro treino, e a pista também foi secando.  Foi bom, andei legal, mas dá para melhorar algumas coisinhas ainda”, diz Victor Manzini, o mais jovem piloto da TN, com 16 anos, que começa sua primeira temporada em automobilismo, com patrocínio da Roberto Manzini Blindagens.

 

Turelli, coach de Victor e instrutor na escola de pilotagem RMCP, complementa: “No primeiro treino fui conhecendo o carro, fiz poucas voltas rápidas, a gente tem que ir acertando as pastilhas. Mas deu para aproveitar bem o treino. Fomos evoluindo. No fim, conseguimos um ótimo tempo para nosso primeiro dia com o New Onix na Turismo Nacional”.

 

“O carro nasceu bom” - Roberto Manzini, chefe da Equipe RMCP, ficou bem animado com as primeiras experiências com o carro, que ele e os pilotos conheceram na quarta-feira, 21. “No primeiro treino começou a subir a temperatura da água. Paramos algumas vezes para melhorar a refrigeração do parachoque, da grade. A pista estava ‘demi-bombé’, choveu, parou, choveu, parou... Mas o carro já chegou dizendo que nasceu bom ”, ele avalia.

 

Com o New Onix #110 da Equipe RMCP, a dupla formada por Américo Lanzoni e Rafael Manzini, também instrutor da escola RMCP, terminou em 23º lugar no primeiro treino, 16º no segundo e 24º no terceiro.

 

A TN retornou à pista nesta sexta-feira, 23, para três treinos livres e para a classificação, a partir das 16h30. A primeira corrida da temporada, com duração de três horas mais uma volta, será realizada no sábado, 24, com largada às 14h55.

 

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA DA TURISMO NACIONAL 2024 EM GOIÂNIA

Sexta-feira, 23 de fevereiro
10h00 – Treino Livre 1
13h00 – Treino Livre 2
15h00 – Treino Livre 3
16h30 – Classificação

Sábado, 24 de fevereiro
12h00 – Visitação aos boxes
14h55 – Etapa de Endurance de Goiânia (corrida com três horas mais uma volta)
18h00 - Pódio

CALENDÁRIO DA TURISMO NACIONAL 2024

1ª etapa Endurance - 24/02 – Goiânia (GO)
1ª etapa Sprint - 14/04 – Interlagos (SP)
2ª etapa Sprint - 26/05 – Cascavel (PR)
3ª etapa Sprint - 21/07 – Goiânia (GO) ou alternativa
4ª etapa Sprint - 25/08 – Velocitta (SP)
2ª etapa Endurance - 14/09 – Rio Grande do Sul
5ª etapa Sprint - 20/10 – Rio Grande do Sul
6ª etapa Sprint - 01/12 – Brasília (DF)

 

Corrida de Endurance terá três horas de duração

 

>> Pista de Goiânia é o maior desafio de Victor Manzini em sua estreia na Turismo Nacional. Corrida de longa duração no sábado, 24, classificação na sexta-feira, 23; o campeão brasileiro de kart Renato Turelli fará dupla com o piloto na Copa Endurance

 

Nessa quinta-feira, 22, Victor Manzini, piloto da Equipe Roberto Manzini Centro Pilotagem na categoria B da  Turismo Nacional (TN), guiou pela primeira vez seu New Onix #117, na etapa de abertura da temporada 2024, a oitava da categoria, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.

 

“Não tivemos nenhum tipo de treino com esse carro. Mas estou confiante para a primeira etapa. Acho que a maior dificuldade vai ser eu me encontrar no circuito. Nunca andei em Goiânia. Para isso, estou treinando no simulador”, diz Victor Manzini.

 

A primeira vez no carro não o preocupa. Ele vem de cinco temporadas no kartismo, com os títulos de campeão de 2023 da Copa São Paulo de Kart KGV na categoria Rotax DD2 e de vice-campeão de 2022 do Brasileiro de Kart categoria Rotax DD2. Já testou na Stock Series e na Fórmula 4.

 

Fez alguns treinos de turismo 1.6. Correu uma vez na HRacing Cup em 2023, a convite de Edu Doriguel. E, para completar, é instrutor estagiário na Roberto Manzini Centro Pilotagem (RMCP), a principal escola brasileira de pilotagem esportiva e defensiva, comandada por seu pai, Roberto Manzini. Mas todas as experiências foram no Autódromo de Interlagos.

 

Nova Turismo Nacional - A TN tem novo formato nessa temporada: o calendário ganhou duas corridas, terá oito etapas. E serão disputados três campeonatos: o Sprint, com seis etapas; a Copa Endurance, com duas etapas; e o Overall, com a soma dos resultados das oito etapas para definir o campeão geral da temporada. Para Victor, serão quatro campeonatos. Ele também pontuará na categoria Rookie B, reservada aos estreantes.

 

Nesse cenário, Victor Manzini, que corre com o patrocínio da Roberto Manzini Blindagens, começa sua primeira temporada de automobilismo com boas expectativas. “Eu acho que vai ser um bom ano, com muito aprendizado e com bons resultados”, resume o piloto paulistano.

 

 

Renato Turelli vai dividir a pilotagem com Manzini

 

Na primeira etapa, que será uma corrida de endurance em Goiânia, no sábado, 24, com duração de três horas mais uma volta, ele dividirá o New Onix #117 com o piloto Renato Turelli, campeão brasileiro de kart e instrutor da RMCP, que será seu coach nesta temporada. A Equipe Roberto Manzini Centro Pilotagem  terá na TN também o New Onix  #110, pilotado por Américo Lanzoni, com a companhia de Rafael Manzini, também instrutor na RMCP, nas provas de endurance.

 

 

 

Dois carros na pista - Roberto Manzini, o chefe da equipe, explica: “A vantagem de termos dois carros na categoria é tornarmos mais rápidas as experiências e aprendizagens. O acerto do que tiver melhor performance nos treinos iniciais será aplicado nos dois carros. Em geral, assim,  os acertos saem mais rápido, o que nos torna mais competitivos”.

 

Esta não é a primeira vez que Roberto Manzini, fundador da RMCP há 25 anos, tem equipe de automobilismo. Com times anteriores, venceu corridas na então chamada Stock Car V8, com Augusto Falletti; na Stock Light, antecessora da Stock Series, com Giuliano Losacco; na Copa Clio com André Bragantini; e na TN em 2021 com alunos e instrutores da RMCP.

 

Também faturou dois campeonatos de GT4 com Ferrari e Aston Martin. E organizou a logística e a preparação de todos os carros do Campeonato Ford Fiesta Feminino, promovido por Maria Helena Fittipaldi, em 2001. Anteriormente, como piloto, ele venceu dois campeonatos de turismo.

 

Agora, o desafio é comandar a equipe sendo pai de piloto. “No kart, segundo o pessoal da equipe BR Goffredo e o Giuliano Raucci, que é o coach do Victor no kartismo, eu me comportei bem como pai. Mas é duro, ainda mais para o Victor, que sempre leva a carga de ser meu filho. Será um teste difícil para nós, pois tenho que separar muito claramente os papéis de pai e chefe de equipe. Mas acredito que vamos superar isso, com o apoio do nosso pessoal que conhece corridas, me conhece bem e ao Victor também”, conclui Roberto Manzini.

 

Fotos: Rafael Rossener e Ricardo Saibro

 

 


TURISMO NASCIONALPROVASCORRIDASAUTÓDROMO DE GOIÂNIAVICARMANZINIRMCP