Caiado com Renato de Castro, em Goianésia 2

Caiado desfila com Renato de Castro, em Goianésia. Foto UB/Reprodução

 

Oito partidos governistas foram

vitoriosos em 72% das localidades goianas

 

>> Aos poucos, o governador Ronaldo Caiado (UB) vai pavimentando sua candidatura à presidência da República, nas eleições de 2026. Ao dar um “banho” nos adversários, nas eleições municipais deste ano, ele faz com competência o dever de casa, e sai fortalecido para o pleito majoritário.

 

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos que compõe a base aliada do governador Ronaldo Caiado (UB) conquistaram, neste domingo, 6/10, uma ampla vantagem que será utilizada na corrida presidencial em 2026. Juntos, União Brasil, MDB, PP, Podemos, Avante, Agir, PRD e Republicanos fizeram 179 prefeitos, além de estarem na disputa pelo segundo turno em Aparecida de Goiânia e Goiânia.

 

Só o União Brasil, de Caiado, garantiu a vitória em 93 cidades e deve comandar, cerca de 2,1 milhões de habitantes. O número, no entanto, pode dobrar caso o candidato a prefeito de Goiânia Sandro Mabel (UB) vença as eleições na capital. Com 1,4 milhão de habitantes, a disputa foi para o segundo turno.

 

As conquistas da base governista, no estado de Goiás deixaram claro que a polarização entre PT e PL desmoronou e tanto Lula, quanto Bolsonaro sabem disso. O partido do ex-presidente ainda disputa outras seis capitais, no segundo turno, e os petistas outras quatro. Em Goiânia, a candidata petista, ex-deputada federal Adriana Accorsi, perdeu a disputa, depois liderar o tempo todo durante a campanha. Os institutos de pesquisa goianos até chegaram a sugerir que ela iria para o segundo embate, mas não foi o que aconteceu. Ela ficou em terceiro, com mais de 190 mil votos.

 

PT E PSOL

 

Lula (PT) foi o candidato mais votado para a Presidência da República em São Paulo (SP), nas eleições de 2022. Ele recebeu 3.677.921 votos, o equivalente a 53,54% do total da cidade. Já Jair Bolsonaro (PL) foi a escolha de 46,46% dos eleitores e recebeu 3.191.484 votos, uma diferença de 486 mil eleitores.

 

Lula teve mais número de votos que no primeiro turno, quando recebeu 3.276.512 (47,54%). Jair Bolsonaro recebeu mais número de votos que no outro pleito, em que registrou 2.618.593 votos, o equivalente a 37,99%.


brasilgoiás2º turnoeleições nas capitaislulabolsonaro ronaldo caiado