442981_1124612_20240901_rafael_gagliano__58683

Os Baptistas no pódio, com Felipe Massa

 

Felipe Baptista venceu tudo  em Santa Rita e

garantiu vitória maiúscula na 8ª temporada

 

>> Ele faturou o prêmio de Man of the Race, sendo o maior pontuador da etapa com 130 pontos no fim de semana, faturou também a Melhor Volta da etapa, e recebeu o prêmio de Melhor Ultrapassagem, refente à sétima rodada em Belo Horizonte. Com tantos triunfos, em Nova Santa Rita/RS, ele agora é o lider do campeonato com 675 pontos, 20 a mais que Felipe Massa, o segundo. Essa é a terceira vitória do piloto da Texaco Racing na Corrida Principal.

 

 

O Velopark é um autódromo brasileiro localizado no município de Nova Santa Rita, no estado do Rio Grande do Sul, às margens da rodovia BR-386 e a cerca de 32 km de Porto Alegre. Foi inaugurado em 2008. 

Um fim de semana perfeito. Assim pode ser resumida a oitava etapa da Stock Car Pro Series, realizada neste fim de semana em solo gaúcho, na pista do Autódromo Internacional do Velopark, no Rio Grande do Sul. Felipe Baptista conquistou uma vitória maiúscula, após cruzar a linha de chegada em primeiro lugar  com uma diferença superior a 8s, para o segundo colocado. Essa é a terceira vitória em Corridas Principais de Felipe na temporada 2024.

 

O piloto da Texaco Racing brilhou em solo gaúcho, e com o resultado, mantém a liderança do campenato com 675 pontos e uma distância de 20 tentos na tabela de classificação para o vice-líder.  A próxima etapa do campeonato será nos dias 5 e 6 de outubro, em Buenos Aires na Argentina.

 

 Na corrida deste domingo (8), Felipe largou da quinta posição. E fez uma corrida pensada, pautada na bela estratégia desenvolvida pela equipe Texaco Racing. Com menos pushes do que os concorrentes, a solução foi novamente o equilíbrio. Uma boa dose de administração do equipamento, com toques de ousadia e de sabedoria para aproveitar os melhores momentos para fazer ultrapassagens. Felipe usou de cautela e não desperdiçou as chances que teve. E ainda contou com o fator sorte, ao ver Rafael Suzuki enfrentar problemas após a parada obrigatória nos boxes.

 

Com uma largada inteligente, não demorou para iniciar sua busca por posições. Na volta 2 estava em quarto. No quinto giro já ocupava a segunda posição. Condição que ficou por boa parte da corrida. Sabendo atacar e defender bem. O carro #121 de Felipe Baptista vinha em ritmo forte e tinha ótimo desempenho mesmo sem acionamento do push to pass. No pit stop, novamente um bom trabalho da equipe de William Lube e Felipe voltou à pista sem perder tempo, na quarta posição.

 

Contando com um pouco de sorte, muita velocidade e um ótimo desempenho, coube ao jovem Felipe Baptista continuar sua tocada em ritmo muito bom, abrindo a cada volta ampla diferença para os demais concorrentes e assim cruzar a linha de chegada na primeira posição de forma absoluta, com 8.469 de vantagem para o segundo colocado na prova Felipe Massa.

 

Felipe Baptista foi o ‘campeão de tudo’ neste domingo. Ganhou o prêmio de Man of the Race, sendo o maior pontuador da etapa com 130 pontos no fim de semana, faturou também a Melhor Volta da etapa, e recebeu o prêmio de Melhor Ultrapassagem, refente à sétima rodada em Belo Horizonte. O domingo ficou ainda mais completo e feliz para a família Baptista, que teve Vitor Baptista, irmão mais velho de Felipe, também no pódio, após completar a Corrida Principal em terceiro lugar.

 

“Foi um fim de semana perfeito e incrível. Começamos o fim de semana bem e fomos melhorando cada vez mais o carro. Chegamos na corrida de hoje com um equipamento ótimo em todos os setores da pista, ele estava muito bom. Ontem sofremos um pouco no setor 2, mas a gente encontrou um problema em uma peça e trocamos. E hoje estava incrível. Tivemos um ritmo muito bom, tínhamos a vantagem e fomos ampliando isso. O carro vinha muito bom, mesmo sem o push. Estou feliz demais em conquistar esse feito. Tivemos ali a questão do Suzuki que nos favoreceu, mas o automobilismo tem isso. Sabemos que nesse esporte três coisas andam juntas: ousadia, velocidade e sorte. E felizmente hoje contamos com tudo isso. Soubemos administrar bem o desgaste ali pro final da corrida. A equipe Texaco fez um trabalho excelente mais uma vez. E só tenho que agradecer por tudo isso que temos conquistado”, comemorou o jovem de 21 anos, atual líder da temporada com 675 pontos.

 

Felipe teve sua felicidade completa ao ver o irmão Vitor Baptista no pódio em terceiro lugar. “Eu não estou nem acreditando que esse dia chegou. Dividir o pódio com meu irmão, que me inspirou em minha carreira é especial demais”, enfatizou Felipe Baptista.

 

Presença ilustre no box Texaco Racing

 

A equipe Texaco Racing e Felipe Baptista receberam a ilustre presença da goleira da Seleção Brasileira Feminina, Lorena, que foi vice-campeã olimpíca nos Jogos de Paris, há poucos dias. A alteta atua pelo clube gaúcho Grêmio e prestigiou a bela vitória de Felipe neste domingo no Autódromo do Velopark.

 

“Eu nunca tinha vindo e achei a experiência muito bacana. Curti demais toda essa energia. A sensação de entrar no carro foi bem legal. Foi bacana estar aqui e fico feliz demais por ter presenciado a vitória do Felipe. Acho que dei um pouco de sorte para ele. Adorei o convite”, declarou com empolgação Lorena Silva.

 

Os 10 primeiros na Corrida Principal no Velopark (Top-10):


1º - Felipe Baptista (Texaco Racing/Toyota Corolla), 53 voltas em 51min28s122

2º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 8s649
3º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 12s855
4º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 13s533
5º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 19s242
6º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 21s548
7º - Dudu Barrichello (Full Time/Toyota Corolla), a 28s808
8º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 30s146
9º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 30s157
10º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 34s701

 

*Classificação do campeonato (top-10) – após a 8ª etapa*


1º - Felipe Baptista, 675
2º - Felipe Massa, 655
3º - Julio Campos, 595
4º - Dudu Barrichello, 594
5º - Ricardo Zonta, 563
6º - Bruno Baptista, 559
7º - Gabriel Casagrande, 536
8º - Rafael Suzuki, 522
9º Daniel Serr, 492
10º - Enzo Elias, 467
*pontuação extraoficial

 

 

 

 


STOCK CARVELLOPARKNOVA SANTA RITACORRIDASCOMPETIÇÕES