Mais barato, bebe menos e roda mais.
>> Modelo chega renovado, com motores aspirado e turbo, para competir com Chevrolet Onix e Hyundai HB20
A Volkswagen revelou dia 7 para toda a sua rede de distribuidores, o novo Polo 2023, em sua versão mecânica. Os modelos mais esperados, Highline, Comfortline e GTS ficaram para depois. A concessionária Belcar, de Goiânia, ofereceu um belo coquetel aos amigos, clientes e imprensa para receber o sucessor do VW Gol.
O novo hatch vem para substituir o icônico modelo, líder de vendas em 40 anos, que sai de linha no ano que vem. Ele chega com seus predicados, para competir com Chevrolet Onix e Hyundai HB20, tanto no preço, quanto no consumo de combustível: faz até 15,1 km/l.
O novo modelo da Volkswagen mantém o tanque de combustível de 52 litros, porém, bebe menos e roda mais. Com gasolina, alcança 750 km de autonomia em ciclo misto - a média, neste caso, é de 15,1 km/l com o câmbio manual. Dá para ir de Goiânia/GO a Limeira/SP com um só tanque.
Renovado
Renovado e agora chamado pela marca de Novo Polo 2023, os preços do hatch partem de R$ 82.990 e podem chegar a R$ 109.990. Os valores serão ainda maiores no GTS, que ainda não foi apresentado com o visual renovado.
Pelos números do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), do Inmetro, o novo VW Polo 2023 chega como um dos mais econômicos da categoria.
Motorização
A atual linha Volkswagen Polo 2023 está disponível nas versões com motor 1.0 aspirado ou 1.0 turbo, enquanto a GTS ainda não chega.
Há versões com motores 1.0 MPI e 1.0 TSI, com transmissão manual ou automática, enquanto a topo de linha GTS tem o motor 1.4 TSI.
Modelos e preços sugeridos
Polo MPI 2023 – R$ 82.990
Polo TSI 2023 – R$ 92.990
Polo Comfortline 2023 – R$ 102.990
Polo Highline 2023 – R$ 109.990
*Preços com base no configurador online da Volkswagen em setembro de 2022.
Painel totalmente digital
O carro se destaca pela tecnologia e os motores eficientes, sendo o único do segmento a dispor de um painel totalmente digital e configurável, entre outras novidades que trouxe para o segmento.
A versão TSI é a que tem o melhor rendimento na gama do hatch. Com etanol, são 9,6 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada - média mista de 10,5 km/l. Já com gasolina no tanque, são 14 km/l e até 16,4 km/l, na mesma ordem, o que resulta no consumo médio citado de 15,1 km/l.
O design geral é o mesmo, mas o modelo feito na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) – que recebeu R$ 2,6 bilhões para sua produção e também do sedã Virtus – apresenta novos faróis de dupla parábola com repetidores de direção integrados.
VERSÃO AUTOMÁTICA É MAIS
ECONÔMICA QUE ONIX E HB20
Quando equipado com câmbio automático e mais equipamentos, o Polo ganha peso e o motor 1.0 turbo bebe mais.
Na versão Comfortline, por exemplo, faz médias de 8,7 km/l e 10,8 km/l com etanol, e de 12,5 km/l e 13,8 km/l com gasolina, respectivamente.
O rendimento da versão Highline faz 8,4 km/l e 10,5 km/l com o combustível vegetal, e 12,1 km/l e 14,9 km/l com o fóssil. Assim, é mais econômico que Onix (16,1 km/l) e que HB20 (15,5 km/l) nas versões turbo manuais.
Autonomia de até 750 km com gasolina
Vai de Goiânia/GO a Limeira/SP com um tanque de 52 litros, abastecido com gasolina.
Ao volante, a primeira impressão é de que deu certo. O Polo está mais macio, sem aquele ajuste mais firme que é tradicional nos carros da marca. Embora a reestilização não tenha mudado a estética do Polo, a Volkswagen fez ajustes para deixar o hatch mais confortável. O principal deles foi na suspensão, que recebeu novos amortecedores que receberam um trabalho específico nas válvulas para deixar o hatch mais suave em movimento
O VW Polo também é mais largo. Isso garante mais espaço aos ocupantes do banco traseiro. O hatch ainda conta com saídas de ventilação atrás, e, a depender da versão, tem quatro portas USB-C de carregamento rápido.
Um ponto que não mudou são as dimensões. O porta-malas, por exemplo, mantém os 300 litros de volume (padrão VDA). Além disso, a distância entre-eixos de 2,55 metros é maior que no HB20 e no Onix, ambos com 2,53 metros..
CLÁSSICO HATCH DE ENTRADA
Segundo a VW, o novo Polo sai de fábrica já com itens importantes, como controles de estabilidade e de tração, e indicador da pressão dos pneus. O modelo tem ainda quatro airbags e dois itens exclusivos: o sistema BSW, que aproxima as pinças dos discos de freio em dias de chuva, para manter os componentes "limpos", e tem o bloqueio eletrônico do diferencial XDS+, que atua em curvas - quando o carro começou a escorregar, joga o torque para a roda com maior aderência.
Prós
O hatch agrada no desempenho e diverte com o câmbio manual de engates curtos e precisos, e é um dos mais econômicos; display de 8" do quadro de instrumentos e faróis de LEDs são destaques
Ficha Técnica
VW Polo 170 TSI Manual
Motor - 1.0 12V, injeção direta, turbo flex
Potência - 109 cv (G) e 116 cv (E) a 5.000 rpm
Torque - 16,8 mkgf (G/E) entre 1.750 rpm e 4.500 rpm
Câmbio - Manual de cinco marchas; tração dianteira
Comprimento - 4,07 m
Largura - 1,75 m
Altura - 1,47 m
Entre-eixos - 2,55 m
Tanque de combustível - 52 litros
Porta-malas - 300 litros
Peso (ordem de marcha) - 1.112 kg
Aceleração 0-100 km/h - 10,2 s (G) e 10,1 s (E)
Velocidade máxima - 193 km/h (G) e 197 km/h (E)
Fotos: Arquivos/Divulgação