Bolsonaro foi recebido pelo casal Gracinha-Ronaldo Caiado
Ex-presidente almoça com lideranças
no Palácio e diz que não está morto
A passagem do ex-presidente por Goiânia agitou o meio político. Com 100% das urnas apuradas no estado, Jair Bolsonaro (PL) foi o candidato mais votado para a Presidência da República em Goiás, nas eleições de 2022. Ele recebeu 2.193.041 votos, o equivalente a 58,71% do total do estado. Já Lula (PT) foi a escolha de 41,29% dos eleitores e obteve 1.542.115 votos.
Em Goiânia, Bolsonaro foi ainda melhor e conseguiu 513.018 votos, o que corresponde a 63,95% dos votos válidos. Já Lula atingiu 289.172 votos, o que representa 36,05% dos votos válidos.
Todos esses predicados foram suficientes, a senha para o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado receberem e hospedarem o ex-presidente no Palácio das Esmeraldas, durante sua estadia na capital do Estado. Para a imprensa, ele disse que "estava na UTI, mas não estava morto". Ele veio para tratamento dentário com o cirurgião e esteticista Rildo Lasmar, onde passou por exames e vários procedimentos.
Agenda descontraída
Não havia agenda marcada, nem nada. O governador Ronaldo Caiado e a primeira-Dama Gracinha Caiado ofereceram um almoço para o ex-presidente mais votado em Goiás no último pleito, com direito à famosa ambrosia, delícia da culinária goiana.
O governador Ronaldo Caiado recebeu Jair Messias Bolsonaro, nesta sexta-feira (14/07), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O chefe do Executivo estadual explicou que partiu dele o convite para o almoço na residência oficial. “Sei da liturgia do cargo, da representatividade de um governador. Essa é a característica que tem de ter um governante, ouvir todas as lideranças políticas”, afirmou Caiado. A primeira-dama Gracinha Caiado também recepcionou o ex-presidente.
Ao final do encontro, Bolsonaro relatou que veio a Goiânia para realizar um tratamento dentário e agradeceu o convite do governador. O ex-presidente destacou os resultados positivos alcançados pela gestão de Caiado na área da Segurança Pública. “Goiás é um dos estados que melhor trata a questão da Segurança Pública. Tanto é que os índices de criminalidade estão lá embaixo”, avaliou ao citar o êxito no combate às invasões de terra em Goiás.
Bolsonaro também ressaltou a eficiência da gestão estadual nos investimentos nos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMG), após decisão do governo federal de encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). “Parabéns ao Caiado. Esses colégios militarizados pela Polícia Militar existem há mais de 20 anos. Isso faz diferença no futuro de um estado.”
Caiado explicou que, antes do almoço, recebeu o ex-presidente em seu gabinete, juntamente com parlamentares estaduais e federais. “Foi uma conversa descontraída, mais no sentido de dizer o que foi feito no governo dele por Goiás, os avanços que tivemos e também da liderança dele, até porque foi bem votado no estado.”
Também participaram do encontro o senador Wilder Morais, os deputados federais Gustavo Gayer e Professor Alcides, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, os deputados estaduais Fred Rodrigues, Cairo Salim, além do ex-deputado Major Victor Hugo.
Lentes de contato e discurso
Depois de almoçar no Palácio com o governador e as lideranças políticas, Bolsonaro se dirigiu à clínica do Dr. Rildo Lasmar, para a implantação de lentes de contato odontológicas. Mais à tardinha visitou a feira do Parque Flamboyant onde saboreou um pastel com caldo de cana. A presença do ex-presidente atraiu a multidão e de forma improvisada, ele providenciou um minicomício para os seus apoiadores. Foi a primeira vez que Bolsonaro discursou para o público desde que retornou dos Estados Unidos.
Mais de 100 simpatizantes se reuniram para ouvir o ex-presidente que escutou os gritos de “mito”, sendo aplaudido pela plateia durante todo o seu discurso. Em sua fala, lembrou dos seus feitos e que sempre estará à disposição do país. Relembrou os lemas a favor da família, pátria e liberdade e terminou com “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.
“Enquanto vivo eu for, estarei à disposição do meu país. Hoje, o Centro-Oeste é uma região próspera e que representa, e muito, o que o Brasil é”, discursou o ex-presidente
Após o breve pronunciamento, Bolsonaro falou com alguns apoiadores e posou para fotos e vídeos. Pelo número de pessoas presentes, a Polícia Militar de Goiás precisou auxiliar na saída do ex-presidente, que passou a noite na casa do governador Ronaldo Caiado.
Fotos: Hegon Corrêa