WhatsApp Image 2022-07-13 at 07.27.16

ELEIÇÕES 2022 EM GOIÁS

Pesquisa Serpes/O Popular

 

Caiado e Bolsonaro saem na frente

 

>> Enquanto o governador do Estado lidera com vantagem a corrida à sua reeleição, o presidente da República aparece empatado com Lula, seu principal concorrente.

 

A primeira rodada da pesquisa Serpes encomendada pelo jornal O Popular e publicada dia 17 de julho, foi considerada positiva por todos os postulantes ao governo do Estado e ao Congresso Nacional. O levantamento ouviu 801 pessoas, de 10 a 14 de julho e consagrou mais uma vez o governador Ronaldo Caiado (UB), ele lidera nas pesquisas espontânea e estimulada e tem sozinho mais que a soma das intenções de voto dos outros concorrentes. Caiado manteve a mesma intenção de votos revelada por outra pesquisa, em janeiro de 2022, por conta da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiés - Acieg, publicada pelo jornal O Popular..

O núcleo político do Palácio das Esmeraldas comemorou o resultado, pois tem rejeição de 14,7% contra 30,6% de Marconi Perillo. Segundo o Instituto, o Governador ainda venceria seus três principais oponentes, em caso de 2º turno. Em qualquer cenário. A maior vantagem seria sobre Vitor Hugo (PL). De 61,5% a 13,%.

Acompanhe os números revelados pelas pesquisas do Instituto Serpes, uma realizada em janeiro de 2022, por conta da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás - Acieg e outra a pedido do jornal O Popular, publicada dia 17 de julho:

 

PESQUISA  ESTIMULADA                ACIEG/JAN        O POPULAR/JUL

RONALDO CAIADO (UB)                  37%                                37,6%

GUSTAVO MENDANHA (Patriota)     13%                               18,7%

MARCONI PERILLO (PSDB)             14.1%                            15%

VITOR HUGO (PL)                             2,6%                              3,1%

WOLMIR AMADA (PT)                       0,4%                              1%

Comparativo dos dois levantamentos já realizados neste ano. Segundo o Serpes, Caiado mantém liderança e venceria no 2º turno, com qualquer dos seus oponentes.

 

CAIADO DISPARA NO 2º TURNO

 

Se as eleições fossem hoje, o governador Ronaldo Caiado não seria reeleito no 1º turno, para liquidar a fatura, precisaria de um pouco mais de eleitores. É o que revela a primeira rodada de pesquisa do Instituto Serpes/Jornal O Popular, publicada dia 16 de julho com vistas às eleições majoritárias deste ano. O primeiro turno das eleições está previsto para 2 de outubro.

 

A conclusão do levantamento sugere uma vitória de Caiado no segundo turno contra qualquer um dos seus oponentes, Gustavo Mendanha, Marconi Perillo e Vitor Hugo, só para citar os mais lembrados na pesquisa.  Mas venceria qualquer dos oponentes na disputa ao Governo do Estado, de acordo com simulação apresentada no relatório.

 

Na pesquisa espontânea (aquela que o pesquisador pergunta na bucha: -- “Em quem o Sr. vai votar para Governador”), Caiado dispara na liderança, é o mais lembrado, tem mais intenções de votos que todos os demais concorrentes reunidos. O governador (UB) aparece no levantamento liderando com 17,2%. Depois vem Gustavo Mendanha (Patriota) com 8,2%, Marconi Perillo (PSDB) com 3%, Vitor Hugo (PL) com 1,1%, Helga Martins (0,2%), Cintia Dias (PSOL), 0,2% e Wolmir Amado (PT), com 0,1%; outros 3,5% anulariam o voto ou não votariam, enquanto 66,3% dos eleitores ainda não decidiram em quem votar.

 

Já na pesquisa estimulada (aquela que o pesquisador apresenta uma cartela sugerindo nomes para o eleitor escolher), Caiado mantém a liderança para os demais postulantes e se mantém estável, se comparada com outro estudo realizado no início do ano pela Acieg (veja tabela).

 

A introdução do nome do ex-governador Marconi Perillo, agora, para também disputar o Governo do Estado, revirou os números causando a possibilidade de um 2º turno.

 

Os resultados da pesquisa estimulada para o Governo de Goiás revelaram que Caiado tem 37,6,% de preferência do eleitorado. Sozinho, novamente, ele tem mais intenções de votos do que os demais candidatos juntos:

  • Ronaldo Caiado 37,6%
  • Gustavo Mendanha  18.7%
  • Marconi Perillo 15%
  • Vitor Hugo 3,1%

 

O estudo do Serpes também revelou que Caiado venceria seus três oponentes em qualquer cenário:

Ronaldo Caiado 52,1% x 30% Gustavo Mendanha

Ronaldo Caiado 55,6% x 22,6% Marconi Perillo

Ronaldo Caiado 61,5% x 13,2% Vitor Hugo

 

SENADO FEDERAL

A pesquisa Serpes/O Popular também avaliou as intenções de votos para a disputa de uma vaga ao Senado Federal.

Na pesquisa espontânea, Marconi Perillo (PSDB) e o delegado Waldir UB) são os mais lembrados, com 3,7% e 3,4%, respectivamente.Zacharias Calil (UB) aparece em terceiro com 2%, João Campos (Republicanos) e Alexandre Baldy (Progressista) com 1,5% cada e Wilder Morais (PL) com 1,1%. Os demais candidatos nao atingiram 1%. 

Já na pesquisa estimulada com cartela, Marconi mantém a liderança com 19,1%, seguido do delegado Waldir com 13,4%. Zacharias Calil em terceiro tem 7,5%,João Campos 6,7%, Wilder Morais 3,4%, Wanderlei Azevedo 3,1%, Alexandre Baldy 2,5%, Leonardo Rizzo (Novo) 2%, Denise Carvalho (PT) 1,9%, Lissauuer Vieria (PSD) 1%, Luiz do Carmo (PSC) 0,9%, Cristiano Cunha (PV) 0,7%, Manu Jacob (PSOL) 0,5%, Eduardo Rodovalho (0,1%). Quase 39% ainda estão indecisos.

 

O interessante é ver que Marconi Perillo é o mais lembrado para o Senado Federal e o mais rejeitado também. Ele tem 23%, contra 8,6% do delegado Waldir. Zacharias Calil é o menos rejeitado de todos, com apenas 1%.

 

AVALIAÇÕES DE CAIADO E BOLSONARO

 

O governo de Ronaldo Caiado foi avaliado como bom e ótimo por 41,6% dos entrevistados. Já o presidente Jair Bolsonaro conseguiu uma avaliação negativa superior a positiva de 38%, como péssimo e ruim. A inflação e a fome são as maiores preocupações dos eleitores, segundo o Serpes.

 

BOLSONARO E LULA ESTÃO PRATICAMENTE EMPATADOS

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sai na frente na preferência do eletiorado goiano com 38,75 de intenções de votos. Lula (PT) segue na cola com 37,3%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 5% e Simone Tebet (MDB) com 2,1%, só para citar os mais lembrados. Lula também é o mais rejeitado, com 39,2%, contra 32,6% de Bolsonaro, para ficar apenas na polarização dos dois principais concorrentes ao Palácio da Alvorada. 

A pesquisa Serpes também revela que Bolsonaro venceria, em Goiás, qualquer um dos seus concorrentes no 2º turno.

 

 

FOTOS: REPRODUÇÃO

 

 

 

 


ELEIÇÕES 2022TRETSEGOVERNO DE GOIÁSRONALDO CAIADOGUSTAVO MENDANHAMARCONI PERILLOWALMIR AMADO