Comurg removeu 80 toneladas de bens inservíveis e
56 de recicláveis descartados irregularmente, em 25 dias
Coleta seletiva dispõe de 16 caminhões que percorrem toda a cidade para recolher recicláveis, como papel, plástico e vidro. Material é encaminhado para 13 cooperativas cadastradas na prefeitura. Companhia disponibiliza quatro ecopontos para descarte de resíduos de construção civil, galhadas, pneus e objetos recicláveis
A prefeitura de Goiânia removeu 56 toneladas de materiais recicláveis em 25 dias da 1ª Maratona da Limpeza, com os serviços Cata-treco e coleta seletiva. Outras 80 foram removidas das calçadas e canteiros. Itens são, em sua maioria, pedaços de madeiras, colchões, móveis e eletrodomésticos que poderiam ser reaproveitados, caso moradores tivessem feito descarte correto.
A coleta seletiva recolheu 50 toneladas de resíduos, e o Cata-treco alcançou 6 mil itens, em atendimento a 1,5 mil ordens de serviços. Os números estão inclusos no relatório parcial da 1ª Maratona de Limpeza, promovida pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que já atendeu a mais de 500 setores, com limpeza e urbanização.
13 Cooperativas cadastradas
Os resíduos recicláveis são encaminhados para as 13 cooperativas cadastradas na prefeitura. O prefeito Rogério Cruz avalia como positivos os números da coleta seletiva, e ressalta acreditar na mudança de hábito do goianiense, “que pode contribuir muito com o descarte correto do lixo”.
“A coleta seletiva contribui com a limpeza da cidade, com o meio ambiente e saúde pública, além de ser fonte de renda para muitas famílias cadastradas nas cooperativas”, afirma.
O presidente da Comurg, Alisson Borges, orienta as pessoas que possuem algum bem inservível, em boas ou más condições de uso, a procurarem a Comurg nos canais disponíveis, para fazer agendamento do serviço e descartar corretamente os objetos.
“Solicitamos o apoio da população, pois 80 toneladas de resíduos que poderiam ser reutilizados foram para o Aterro Sanitário, em função do descarte inadequado. Como foram descartados em vias públicas, os objetos ficaram contaminados, e não podem ser reutilizados pelas cooperativas cadastradas”, pontua.
Para evitar o descarte em locais públicos, a Comurg conta com quatro ecopontos, em que a população pode fazer o descarte de resíduos de construção civil, galhadas, pneus, objetos recicláveis, madeiras e outros itens.
Para solicitar o Cata-treco, basta ligar no número (62) 3524-8555, ou mandar mensagem pelo WhatsApp no (62) 98596-8555, e por meio do aplicativo Prefeitura 24 horas, disponível para download nas lojas Google Play e App Store.
Fotos: Luciano Magalhães/Comurg
Ecopontos fixos
• Guanabara: Rua GB-5, esquina com Rua GB-6, Jardim Guanabara II
• Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal, esquina com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville.
• Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni, esquina com a Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
• Campos Dourados: Rua São João Del Rei, APM 07, Residencial Campos Dourados
Colaboradores da Comurg recolhem 56 mil toneladas de resíduos recicláveis e 80 toneladas de objetos descartados irregularmente, em 25 dias de Maratona da Limpeza: Cata-treco coletou, no período, 6 mil itens