Congresso cor de rosa - outubro

Campanha de prevenção ao câncer de mama ilumina o Congresso de rosa

 

>> Para este ano, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres

O Outubro Rosa também prevê campanhas de esclarecimento sobre o câncer do colo do útero.

 

Dos dias 1 a 7 e 9 a 14 de outubro, o Congresso Nacional recebe iluminação especial em apoio ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero.

 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), com exceção dos tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões do país, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. É também a primeira causa de morte por câncer na população feminina, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.

 

Para este ano, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. Já o câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente no Brasil. Para 2022, a estimativa do Inca é de 16,7 mil casos novos da doença, o que representa um risco considerado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

 

Conscientização

 

Em todo o mês de outubro, em apoio à campanha Outubro Rosa, a Câmara dos Deputados, em parceria com o Senado Federal, promove ainda uma série de atividades de conscientização e alerta à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O tema deste ano é “Quem tem peito tem direito!”.

 

As ações são coordenadas pela Secretaria da Mulher da Câmara, pela Procuradoria Especial da Mulher, pela Liderança da Bancada Feminina do Senado e por instituições e organizações parceiras, e tem o objetivo de chamar a atenção para a doença e, assim, aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade.

 

A programação completa está disponível na página da Secretaria da Mulher, no portal da Câmara.


OUTUBRO ROSASECRETARIA DA MULHERCONGRESSO NACIONALCÂNCER DE MAMACÂNCER DO COLO DO ÚTERO