“Nenhuma morte é tolerável”, garante o Delegado Waldir
>> Órgão promove ações com objetivo de reduzir índice de acidentes de trânsito. O número de mortes registradas de janeiro a setembro caiu de 1.039, em 2022, para 975 neste ano. “Não temos o que comemorar. Nenhuma morte é tolerável”, destaca presidente do Detran, Delegado Waldir, durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito
Pesquisas apontam que por ano cerca de 10 mil pessoas morrem em acidentes provocados por condutores alcoolizados.
Acidentes automobilísticos estão entre as principais causas de mortes e de internações no país. Em Goiás, apesar dos avanços, os números ainda são preocupantes. De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 66.127 sinistros com 975 mortes. No mesmo período do ano passado, foram 63.445 acidentes e 1.039 mortes. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, dia 18, durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO).
De acordo com o presidente da autarquia, Delegado Waldir, apesar da redução do número de mortes não há o que se comemorar. “É um momento de reflexão e de chamarmos a atenção de todos. Nenhuma morte é tolerável. São famílias que perderam seus entes queridos”, ressalta. Ele enfatizou que o Detran-GO tem intensificado as ações de engenharia de trânsito, educação e fiscalização para conscientizar a população. “Temos um trabalho de sensibilização de todos e de repressão àqueles que insistem em adotar condutas perigosas”.
O subsecretário de Segurança Pública, Deusny Filho, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Detran-GO e o quanto o trânsito é um assunto transversal na vida do cidadão. Ele lamentou a morte do sargento da Polícia Militar (PM) Gerson Antônio do Nascimento, de 46 anos, vítima de acidente envolvendo uma viatura da Companhia de Policiamento Especializado (CPE), no último dia 13.
Logo após a abertura, os educadores de trânsito do Detran-GO, a Guarda Civil Metropolitana e a Associação dos Acidentados (Aciteg) promoveram uma blitz nas faixas de pedestres em frente ao Detran-GO. A ação buscou orientar condutores sobre a necessidade de respeito às leis de trânsito e reforçar junto aos pedestres informações sobre a travessia segura.
Ao longo de toda a semana, serão desenvolvidas atividades conjuntas com a Guarda Civil Metropolitana. Durante o encerramento, no dia 25 de setembro, haverá um “apitaço” em quatro locais simultaneamente, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de mudança de postura no trânsito. Essa ação contará com a participação da Guarda Civil Mirim de Goiânia.
A solenidade de abertura contou com a participação da presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Nayara Coimbra; da titular da Delegacia de Crimes de Trânsito, Carolyne Paim; do comandante do Batalhão de Trânsito, tenente-coronel Salum; do presidente do Sindicato dos Despachantes, Divino Eterno; da presidente da Associação dos Deficientes Físicos(Adfego), Maria Clara Carvalho; e de representantes da Guarda Civil Metropolitana, Guarda Civil Mirim, Batalhão Rodoviário, Batalhão Escolar, Corpo de Bombeiros; Comando do Policiamento Metropolitano e outros.
Campanhas
Durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito também foram apresentados os vídeos das campanhas publicitárias de educação de trânsito. A proposta é dar visibilidade à discussão sobre a necessidade da construção de um trânsito mais seguro, chamando a sociedade para abraçar a causa da redução de sinistros automobilísticos.
Entre as peças publicitárias há um videocase que discute a problemática da combinação de álcool e direção. O videocase “Álcool e direção: quem paga a conta” mostra que a consequência da combinação é desastrosa.