Mais de 10 mil pessoas prestigiaram o evento
>> O segundo maior encontro de fisiculturismo do mundo atraiu público de mais de 10 mil pessoas, no Rio de Janeiro
É fato que o carioca não gosta de dias nublados, mas mesmo assim, a população do Rio de Janeiro mostrou gostar e ter consciência da importância de investir em saúde. Assim, o público lotou o pavilhão da Expo Mag, no Centro, nesse final de semana, durante a Expo Super Show 2022, que já se tornou o segundo maior evento de bodybuillding do mundo. Com recorde de visitantes e um alto número de atletas participantes, em sua segunda edição na cidade maravilhosa, a Expo recebeu 420 competidores de fisiculturismo e mais de 10 mil pessoas de 24 a 26 de junho.
A feira teve nove shows profissionais e a entrega de sete pro cards aos atletas amadores, dando a eles o acesso à tão sonhada categoria profissional. Além das competições, a Expo Super Show trouxe um Congresso em parceria com a Faculdade Uniguaçu, campeonato de luta de braço e tudo o que é necessário e importante para os cuidados com a saúde, não só de atletas, mas de todos aqueles que querem conhecer dicas, novidades e os melhores produtos de suplementação, equipamentos, alimentação e também artigos de moda fitness.
Em menos de um ano, a edição de 2022 veio com força total e ocupou a área de 7000 mil metros quadrados da Expo Mag. No final de 2021, pós-pandemia, com todas as dificuldades e readaptação dessa nova realidade, o evento já foi um sucesso, mas hoje pode-se dizer que a capital fluminense sediou um grande espetáculo do setor fitness.
“Em 2021, nós saímos na pandemia, com todas as restrições e conseguimos fazer uma entrega maravilhosa, mas esse ano, toda a estrutura foi condicionada para ser muito maior, o palco, a equipe, as luzes, a dinâmica de premiação... O que a gente quer é sempre inovar e realizar um grande show. O público brasileiro e carioca merece nada menos do que isso”, diz Emanuel Caruzo, um dos diretores, no Brasil, da MuscleContest, realizadora da Expo Super Show, ao lado da Savaget Promoções.
Para o profissional de educação física Rogerio da Silva, ter um evento dessa magnitude como este no nosso país, só vem agregar. “São mais pessoas que se apaixonarão pela modalidade e certamente são mais alunos que terei”, declarou.
De acordo com os organizadores, a ideia era que o público tivesse uma experiência incrível desde o primeiro momento de entrada do evento. “Uma exposição como essa vem com certeza trazer novas perspectivas e abrir horizontes para os jovens. É contagiante entrar aqui neste lugar com toda essa estrutura. Me arrependo por não ter comparecido também no primeiro dia por causa de outros compromissos, mas fico feliz em estar aqui. A gente sempre acompanha, vê fotos e vídeos que são lindos, mas é totalmente diferente presencialmente, é sensacional a vibe desse lugar”, conta Marcos Vinicius Costa, administrador, amante e praticante da modalidade.
COMPETIÇÕES: O nível de competições na Expo Super Show foi outro ponto relevante presenciado. Com certeza, essa edição de 20022 ficará marcada na vida não só dos atletas, mas de todo o público que teve a chance de acompanhar disputas de alto nível, com profissionais de ponta. O organizador Tamer El-Guindy, ex-atleta do esporte e CEO Presidente da Musclecontest, realizadora da maior competição de fisiculturismo do mundo, o Mr. Olympia, declarou que este final de semana foi um momento histórico, icônico no Brasil e no mundo.
“Durante esses três dias, tivemos nove shows profissionais, diversos atletas competindo e nove vagas para a Olympia, algo nunca feito no esporte. Conseguimos sentir a emoção dos fãs gritando o amor deles pelo esporte que está crescendo mais e mais no Brasil. São vários shows regionais acontecendo, o Mister Olympia amador vindo agora para o Brasil, na segunda semana de setembro, em São Paulo. Daqui a pouco, voltaremos a sentir essa energia única e a paixão emocionante dos fãs”, diz Tamer.
A piauiense Brenda Faria, vencedora da categoria overall, no primeiro dia do evento, finalmente realizou o sonho de conseguir um cartão profissional dessa federação para seguir em frente com uma trajetória de alto nível e buscar campeonatos internacionais.
“Eu vivo desse esporte 24 horas, não tem como ser diferente, quero campeonatos maiores, adquirir muitos títulos e fazer o meu nome em grande estilo. Que evento lindo, sou grata pela oportunidade. Além de grandes competições e atletas de alta performance, tudo foi incrível, perfeita exposição de stands com muita novidades interessantes. É uma alegria participar deste tipo de exibição”, comenta a atleta agora Bikini IFBB PRO.
A alegria em participar e ganhar um evento de alto nível como a Expo Super Show não reinou apenas entre os brasileiros. O iraniano Jafar Ghaffarnezhad venceu a categoria 212 PRO, garantindo, assim, a sua vaga para o Mr. Olympia 2022, que acontece em dezembro.
“Foi uma honra ter participado de um evento com o nível tão alto de competidores como os que estão aqui. Atletas dos EUA, África do Sul, Brasil e Argentina todos são fisiculturistas fortes, mas eu venho trabalhando desde muito tempo, o meu treino tinha um só objetivo, o Mister Olympia, o Brasil me trouxe sorte e eu consegui.” Saio daqui como campeão da 212”, declara o atleta iraniano.
CONGRESSO: Os dois últimos dias de evento foram abrilhantados também com o Congresso Expo Super Show - Bodybuilding and Science que conseguiu reunir mais de 700 pessoas entre online e presencial.
Segundo o Ceo e Diretor de Expansão na Uniguaçu, Dr. Roberto Régis, apesar do pouco tempo para organizar um congresso desse tamanho, é gratificante ver a aceitação das pessoas a esse conhecimento. “No Rio de Janeiro, nós disputamos com muitas maravilhas, mas a maior delas é ver a transformação que buscamos por intermédio do ensino. Conseguimos em um dos maiores eventos, realizar esse notável congresso de qualidade e entrega. Temos professores de alta performance que ensinaram com muito amor e vontade tudo que eles sabem e um pouco mais. Sem contar com esse movimento online que atinge pessoas que não estão no Rio, mas conseguem experimentar a “multiplicação do pão”, neste caso do ensino sendo multiplicado lançado ao mundo gerando experiências transformadoras”, relatou o Ceo da faculdade.
EXPOSIÇÃO: Em se tratando de novidades, a Expo Super Show, com 557 lojistas, mais uma vez trouxe o que existe de mais moderno e atual do setor. Uma das novidades, por exemplo, no stand da AMAO Nutrition, que segue a tendência mundial clean label, com produtos com ingredientes naturais e funcionais, nutrientes ativos sem corantes, sem conservantes artificiais, adoçantes naturais, foi a junção da praticidade com saúde.
“As embalagens dos produtos Detox Green, Motinon Coffee, Thermo Slim e Sleep Melatonina tudo em stick, um formato extremamente fácil de usar, muito prático podendo ser utilizado na agitação do dia a dia ou de viagens. É o produto dentro da bolsa pra gente não esquecer de cuidar da saúde diariamente," explica Andrea Martinato, diretora de Marketing da Amao Nutrition.
“O evento mostrou que o setor fitness está aquecido e
que o país já tem se tornado um celeiro do fisiculturismo”
“Depois de quatro anos com o evento do Arnold no Rio de Janeiro, ele foi transferido para São Paulo. Com isso e a questão da COVID, a cidade ficou com um gap de seis anos sem eventos deste porte. Quando a Expo Super Show foi lançada, decidimos voltar para o Rio, pois todos os eventos estavam concentrados na capital paulista. Ver esse palco do centro de convenções lotado, com os melhores atletas do Brasil vivendo da modalidade é muito gratificante. Essa volta tem um gostinho muito especial e eu sou grata por tudo isso que vivemos,” se emocionou Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Promoções, no fim da entrevista.
FOTOS: Savaget /Excalibur