WhatsApp Image 2023-09-30 at 14.39.14

Em dois anos do Programa Goiânia Sempre Rosa, rede de saúde da Capital realiza mais de 64 mil mamografias

Atualmente, cinco pontos de atendimentos estão disponíveis para as mulheres goianienses, com a realização do exame em menos de 30 dias, graças à ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

A Prefeitura de Goiânia lançou, há dois anos, o Programa Goiânia Sempre Rosa, que é uma iniciativa voltada para melhorar o acesso das mulheres à saúde, além de conscientizá-las sobre o câncer de mama, com destaque na importância do diagnóstico precoce. Durante esse período, o município realizou 64.804 mamografias, sendo 60.167 de rastreamento e 4.639 para diagnóstico.

Uma das conquistas notáveis do programa foi a redução no tempo de espera para mamografias. Antes da implantação do Goiânia Sempre Rosa, a realização desses exames levava consideravelmente mais tempo, pois havia apenas dois locais disponíveis na Capital. Atualmente, cinco pontos estão disponíveis para as mulheres goianienses, com a realização do exame em menos de 30 dias, graças à a ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Além disso, a fila para a realização de biópsias por agulha foi zerada após a execução de 1.359 procedimentos. "Esses números mostram que estávamos certos quando começamos essa ação com trabalho de formiguinha. Nossa principal intenção sempre foi cuidar de pessoas e depois que conseguimos tirar esse programa do papel e o colocamos em prática, é motivo de muito orgulho para nós, agentes públicos", afirma a primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz, idealizadora do programa, com o apoio da mastologista e servidora da SMS Rosemar Macedo.

 

 

“Capacitamos um total de 74 médicos, 78 enfermeiros e 820 Agentes Comunitários

de Saúde (ACSs), que executam a Estratégia Saúde da Família (ESF)"

 

Para garantir o sucesso do Goiânia Sempre Rosa, a Prefeitura também investiu na capacitação dos servidores da saúde, especialmente aqueles que atuam na Atenção Primária. “Capacitamos um total de 74 médicos, 78 enfermeiros e 820 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que executam a Estratégia Saúde da Família (ESF)", enumerou a superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde da SMS, Cynara Mathias. 

 

Ela lembra que os agentes realizam as visitas domiciliares e orientam as famílias sobre a importância do cuidado e prevenção às doenças, incluindo o câncer de mama. “O diagnóstico precoce sempre foi o foco do programa, que virou política pública. Antes, essas ações eram intensificadas apenas no mês de outubro, mas nesta gestão ocorre o ano todo”, diz, ao ressaltar os resultados do Goiânia Sempre Rosa, como as filas zeradas de mamografia e a biópsia com agulha.

 

A médica mastologista da SMS Rosemar Macedo conta que outras capitais já procuraram a capital goiana para conhecer os métodos do programa. "Goiânia ampliou e facilitou o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de colocar em prática e acompanhar a evolução dessa ação que salvou muitas vidas e preveniu muitas consequências ruins ao tratar essa doença, que, ao contrário do que muitos pensam, tem cura e basta ter oportunidade para o tratamento adequado e preventivo", afirma.

 

Atenção Primária à Saúde


Uma "linha rosa", que leva a mulher desde a consulta, exames, biópsias, diagnóstico até às intervenções, caso seja necessário, foi criada. Para integração do programa, as mulheres precisam passar primeiramente por uma consulta na Atenção Primária à Saúde, que pode ser agendada pelo Teleconsulta (0800 646 1560), pelo WhatsApp: (62) 3524-6305 ou pelo aplicativo Saúde Fácil. "Após a consulta e, havendo necessidade de encaminhamento ou de exames complementares, a paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) passa pela Central de Regulação de Goiânia para prosseguimento no tratamento", explica Cynara Mathias.

 

Goiânia 90 anos 


Durante visita, na manhã desta sexta-feira (29/9), à Praça Tamandaré, que será palco da abertura das comemorações de 90 anos de Goiânia, com um evento voltado à saúde das mulheres, o prefeito Rogério lembrou que a iniciativa do Goiânia Sempre Rosa “não só melhorou os serviços de saúde para as mulheres da Capital, mas também trouxe consciência sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, avaliou.

 

Como parte das comemorações do 90º aniversário de Goiânia, a cidade se veste de rosa para alertar sobre a necessidade contínua da prevenção. Um túnel com 1.520 guarda-chuvas rosas na Avenida Assis Chateaubriand é uma representação do evento "Goiânia 90 anos Sempre Rosa – Guardando Você do Câncer de Mama". No domingo (1º/10), uma série de atividades será realizada na Praça Tamandaré, no Setor Oeste, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), para reforçar a importância da conscientização sobre o câncer de mama e a contínua luta contra a doença.

 

Fotos: Secom

 

Legenda:
Em dois anos do Programa Goiânia Sempre Rosa, rede de saúde da Capital realiza mais de 64 mil mamografias


goiânia sempre rosasaúde da mulhercâncer de mamasbmsmssusmamografia