IPEC/TV ANHANGUERA
Pesquisa estimulada confirma favoristismo do Governador
>> Para o Senado, Delegado Waldir se aproxima de Marconi. A primeira rodada da pesquisa Ipec/TV Anhanguera divulgada dia 26 de agosto, traz números semelhantes ao levantamento anterior do Instituo Serpes/O Popular e vem consolidar a liderança do governador Ronaldo Caiado (União Brasil/UB), na corrida à reeleição rumo ao Palácio das Esmeraldas. O candidato agora tem 60% dos votos válidos (tinha 63 na anterior) o que indica um franco favoritismo para vencer, ainda no primeiro turno, as eleições majoritárias deste ano, em Goiás.
São nove os candidatos ao Senado Federal nas eleições deste ano. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) continua sendo o preferido do eleitorado, segundo o Ipec (ex-Ibope), ele aparece com 24% (tinha 24,7% de intenções de votos na anterior). Já o Delegado Waldir (UB) cresceu 2,6% de um levantamento para o outro. Passou de 15,4% para 18%. A diferença agora, segundo o instituto, se aproxima de um empate técnico entre os dois, de acordo com a margem de erro da pesquisa.
Caiado pode vencer no 1º turno
Essa é a primeira pesquisa realizada pelo Ipec/TV Anhanguera depois da definição dos candidatos nas convenções partidárias. O instituto ouviu 800 eleitores em 35 cidades, de 22 a 24 de agosto, uma semana depois da pesquisa Serpes/O Popular, realizada de 13 a 17 de agosto, apresentando intervalo de confiança semelhante em torno de 95% e margem de erro de 3%. O fato mais relevante foi o crescimento de 2,6% do Delegado Valdir (UB), que passou de 15,4% na pesquisa anterior, para 18% neste levantamento.
Nove candidatos agora concorrem ao Governo de Goiás, neste ano: Ronaldo Caiado (UB), Gustavo Mendaha (Patriota), Major Vitor Hugo (PL), Cíntia Dias (PSOL), Womir Amado (PT), Edigar Diniz (Novo), Helga Martins (PCB), Professor Pantaleão (UP) e Vinícius Paixão (PCO).
Caiado praticamente estabilizou. No comparativo com a pesquisa estimulada anterior do Serpes, Caiado tinha 47,7% e agora 48% ; Gustavo Mendanha aparecia com 18,4% e subiu para 21%; o Major Vitor Hugo registrou 5,4% no resultado anterior e nesse de agora caiu para 4%. O candidato do PT, Wolmir Amado foi citado no levantamento, mas tem menos de 1%. Os demais postulantes obtiveram números acanhados, abaixo de 2%.
Segundo turno
Diante do quadro favorável da candidatura do governador Ronaldo Caiado (UB) o Ipec/TV Anhanguera nem simulou uma possível situação de segundo turno para as eleições deste ano.
Só para lembrar, na pesquisa Serpes/O Popular, estimulada com cartela (aquela em que aparece apenas o confronto de dois concorrentes), Caiado venceria Mendanha por 54,6% x 28,1%. Contra o major Vitor Hugo, a diferença seria ainda maior 60 x 13,7%.
Empate técnico entre Marconi e Delegado Waldir
Apesar de liderar a corrida ao Senado Federal, Marconi Perillo tem agora 24% (ele tinha 24,7%) e a diferença dele para o segundo colocado, Delegado Waldir que era 9,5. Agora caiu neste levantamento para 6%
Os demais postulantes, João Campos (Republicanos) vem em terceiro com 7% (tinha 6%), Wilder Moraes (PL) caiu de 4,7%, para 4%; Vilmar Rocha (PSD) foi para 4%, tinha 3,6%, Alexandre Baldy (PP) tinha 2,5% e agora 4%; Denise Carvalho (PC do B) de 2,4% foi para 2% Leonaro Rizzo (Novo) tinha 2% e agora 1%, Antonio Carlos da Paixão (PCO) de 1,4% foi a 2% e Manu Jacob (PSOL) manteve seu 1,%
Comparando os resultados da pesquisa Serpes e Ipec, Caiado e Marconi mantiveram a liderança na preferência do eleitorado goiano. O Delegado Valdir cresceu mais 2,6%, e se destaca do no grupo de candidaturas avulsas, seguido por João Campos, Alexandre Baldy e Wilder Morais na faixa dos 4%. Os demais candidatos mantiveram os mesmos percentuais, abaixo de 2%.
FOTOS: Marconi e Delegado Waldir estão praticamente empatados (Arquivo Facebook e G1)