Se as eleições fossem hoje, Bolsonaro teria 43,8% dos votos contra 33,1% de Lula
>> Dez candidatos disputam a presidência da República nas eleições deste ano. Essa é a primeira pesquisa realizada pelo Serpes depois da definição dos candidatos nas convenções partidárias em Goiás. O instituto ouviu 801 eleitores em todo o estado, de 13 a 17 de agosto, apresentando intervalo de confiança em torno de 95% e margem de erro de 3,5%.
Na primeira pesquisa Serpes/O Popular em julho, Bolsonaro tinha 38,7% de intenção de votos e Lula 37,3%, tecnicamente empatados segundo a margem de erro. Agora em agosto, o presidente da República foi a 40,8% e Lula caiu para 35,5%. Ciro Gomes também cresceu 1,6% em relação ao levantamento anterior e Simone Tebet subiu mais 0,4%.
Os demais candidatos Pablo Marçal (Pros), Eymael (DC), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Peres (UP) tiveram menos de 1,5% de indicações. Os candidatos de última hora Roberto Jefferson (PTB) e Soraya Thronicke (UB) nem pontuaram.
Pesquisa Espontânea
Na Pesquisa Espontânea, aquela que o eleitor responde em quem vai votar sem uma lista de nomes, o número de indecisos apontados foi a 19%.
Na pesquisa anterior, em julho, Bolsonaro tinha 38,7% e Lula 37,3%. Agora ele tem 37,8% contra 32,7% do candidato petista. O presidente abriu 5,1 pontos de vantagem sobre o concorrente.
É bom lembrar que em janeiro, pesquisa da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), trazia Lula com 40% das intenções de voto contra 27,8% de Bolsonaro.
Lula, o preferido das mulheres
Segundo o levantamento estratificado do Serpes, Lula é o preferido das mulheres com 36,5% e Bolsonaro tem 34,4%. Já entre os homens, o presidente tem vantagem de 48% contra 34,3% de Lula.
Enquanto Lula é o mais votado entre as pessoas que têm apenas o ensino fundamental, Bolsonaro deslancha junto ao pessoal de nível médio. O candidato do PL é também o preferido do eleitorado goiano com curso superior, 38,6% x 34% para Lula.
De Norte a Sul, Leste a Oeste de Goiás, Bolsonaro leva pequena vantagem sobre o candidato petista, mas é Goiânia que garante a ele a maior intenção de votos (42%), seguido pela região Sudoeste do Estado (41,7%). Lula tem apenas 30,8% na capital.
Rejeição
Na pesquisa anterior, em julho, Lula tinha 39,2% e Bolsonaro 32,6%. Agora, neste levantamento, a rejeição de Lula foi para 40,2% e de Bolsonaro para 37,7%. O presidente teve um aumento de 5,1 pontos percentuais. Cresceu também a rejeição a Ciro Gomes. Simone Tebet é a menos rejeitada.
Segundo turno, empate técnico
Apesar de aparecer 5% à frente de Lula nesta pesquisa, o segundo turno das eleições para presidente em Goiás revelou um empate técnico, dentro da margem de erro da pesquisa. No embate entre os dois, Bolsonaro teria 43,7% e Lula 40,7%. Na rodada anterior a diferença entre os dois era de 1% e agora passa dos 3%.
Lula vence Bolsonaro entre os católicos (46% x 38) e Bolsonaro dá o troco entre os evangélicos (53,1% x 31,7%).
Em resumo, se as eleições fossem hoje, Bolsonaro venceria no Estado com 43,8% dos votos contra 33,1% de Lula. Somente no Sul e no Norte de Goiás o candidato petista sai na frente do presidente.