Caiado e Marconi lideram corrida eleitoral nas eleições deste ano.
>> Pesquisa Serpes/O Popular revela que o governador Ronaldo Caiado poderia ser reeleito no primeiro turno, se as eleições fossem hoje. Ele cresceu 10% em relação ao levantamento anterior e tem agora 63% dos votos válidos. O ex-governador Marconi Perillo aparece na frente na corrida ao Senado Federal, com 24,7% da preferência do eleitorado dentre os 9 postulantes.
A segunda rodada da pesquisa Serpes/O Popular divulgada dia 22 de agosto, veio consolidar a liderança do governador Ronaldo Caiado (União Brasil/UB), na corrida à reeleição rumo ao Palácio das Esmeraldas. O candidato foi o único que cresceu (10 pontos) em relação ao levantamento anterior e agora alcança quase 63% dos votos válidos, o que indica um franco favoritismo para vencer, ainda no primeiro turno, as eleições majoritárias deste ano, em Goiás.
Essa é a primeira pesquisa realizada pelo Serpes depois da definição dos candidatos nas convenções partidárias. O instituto ouviu 801 eleitores em todo o estado, de 13 a 17 de agosto, apresentando intervalo de confiança em torno de 95% e margem de erro de 3,5%. Analistas revelam que a desistência de Marconi Perillo (PSDB) de concorrer ao Governo do Estado, para pleitear uma vaga ao Senado Federal, beneficiou o governador, ampliando o seu favoritismo.
Nove candidatos agora concorrem ao Governo de Goiás, neste ano: Ronaldo Caiado (UB), Gustavo Mendaha (Patriota), Major Vitor Hugo (PL), Cíntia Dias (PSOL), Womir Amado (PT), Edigar Diniz (Novo), Helga Martins (PCB), Professor Pantaleão (UP) e Vinícius Paixão (PCO).
No comparativo com a pesquisa anterior, Caiado tinha 37,6% na espontânea e passou para 47,7% agora; Gustavo Mendanha aparecia com 18,7% antes e depois caiu para 18,4%. Major Vitor Hugo tinha 3,1% de intenção de votos e subiu para 5,4%. Os demais postulantes obtiveram números acanhados, abaixo de 2%.
Curiosidades
Segundo o estudo do Serpes, Caiado é o preferido das mulheres e dos eleitores de nível superior de ensino. O governador também dispara na Região do Entorno do DF (55,5%), contra apenas 5,5% de Mendanha. Em Goiânia, o Governador tem 45,6% e o ex-prefeito de Aparecida aparece com 22,5%, mais que o dobro do seu principal concorrente. Na região central do Estado Caiado tem 43,7% e Mendanha 33,7%.
Caiado tem 50% de preferência dos católicos e e 44% entre os evangélicos.
Pesquisa espontânea
O governador também cresceu na pesquisa espontânea (aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor). De 17,2% anteriormente, subiu para 23,3%, um crescimento de 6,1%. Para vencer no primeiro turno, o candidato tem que ter 50% mais 1 de votos válidos.
Segundo turno
Na pesquisa estimulada com cartela (aquela em que aparece apenas o confronto de dois concorrentes), Caiado venceria Mendanha por 54,6% x 28,1%. Contra o major Vitor Hugo, a diferença seria ainda maior 60 x 13,7%.
Corrida ao Senado Federal
Apesar de liderar a corrida ao Senado Federal, com 24,7% de preferência do eleitorado, o ex-governador Marconi Perillo abriu quase 9 pontos sobre o segundo colocado, Delegado Valdir (UB), que aparece com 15,4%. João Campos (Republicanos) vem em terceiro com 6%, Wilder Moraes (PL) 4,7%, Vilmar Rocha (PSD) 3,6%, Alexandre Baldy (PP) 2,5%, Denise Carvalho (PC do B) 2,4%, Leonaro Rizzo (Novo) 2%, Antonio Carlos da Paixão (PCO) 1,4% e Manu Jacob (PSOL) 1,1%
Comparando os resultados da pesquisa anterior com os de hoje, Marconi cresceu 5,6% e Delegado Valdir 2%, os demais mantiveram os mesmos percentuais, a exceção do deputado federal João Campos que oscilou 0,7% negativo.
Rejeição ao Senado
É normal que os candidatos que lideram as pesquisas sejam os mais rejeitados. A Ciência Política explica que eles não conseguem agradar todo mundo.
Marconi Perillo lidera na rejeição ao Senado Federal, ele tem o mesmo percentual de 23,7% que o levantamento anterior (23%). Delegado Valdir tem 11,2% de rejeição agora, tinha 5%.
Enquanto o governador Ronaldo Caiado manteve para baixo o seu índice de rejeição, nas duas pesquisas do Serpes/O Popular, o Major Vitor Hugo (PL) triplicou a resistência ao seu nome, de 3,4% para 10,4%.
COISA SÉRIA
Por que os mais lembrados são sempre os mais excluídos pelos eleitores, aquele candidato que ele não vota de jeito nenhum? A Ciência Política deve explicar por que o exercício do poder atrai os bons e maus políticos. Caiado e Marconi lideram nas pesquisas, mas são os mais rejeitados, segundo a amostragem do Serpes. Coisas do Brasil.
Fotos: reprodução Facebook:
Da esquerda para a direita: Gustavo Mendanha, Major Vitor Hugo, Marconi Perillo, Delegado Valdir e Ronaldo Caiado.