Infrações devem saltar de R$ 1,4 para R$ 2 mihões
>> A estimativa é do recém-empossado presidente do Detran de Goiás, delegado Waldir Soares, segundo o qual a parceria do órgão, com a Polícia Militar e a GCM vão dar mais cobertura aos crimes de trânsito na capital. A partir de agora, o Detran credenciou agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para atuar no combate e prevenção de infrações como embriaguez ao volante, “rachas”, homicídio e lesão corporal no trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) anunciou nesta segunda-feira (13/03), o credenciamento de 100 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para fiscalizar o trânsito da capital. A partir de agora, os agentes poderão atuar na prevenção e combate às infrações e crimes de trânsito de competência da autarquia. Desde janeiro, os profissionais estão realizando atividades educativas.
Dos 1.250 agentes da GCM, 100 passarão por cursos do Sest/Senat.
Por meio do convênio, o Detran delega à GCM poderes para realizar fiscalização e policiamento de trânsito urbano. Dessa forma, os agentes poderão autuar e aplicar medidas administrativas de trânsito de forma isolada ou conjunta, e programar operações. A parceria prevê ainda, a realização de ações educativas e de prevenção de conflitos no trânsito. Caberá à Guarda Municipal também, coletar e tabular dados estatísticos sobre acidentes no perímetro urbano e planejar ações visando a redução de acidentes.
As atividades de fiscalização e operações voltadas ao trânsito serão acompanhadas pelo Detran, que também será o responsável pelo fornecimento do talonário de Auto de Infração de Trânsito. As autuações dos motoristas infratores serão geridas pela autarquia, que notificará as autuações e penalidades.
“Os recursos arrecadados com as multas serão aplicados exclusivamente em sinalização, engenharia de campo, policiamento, fiscalização renovação da frota circulante e educação de trânsito”
O presidente do órgão, Delegado Waldir Soares esclareceu que a GCM auxiliará na fiscalização de documentação do veículo e do condutor, na ocorrência de crimes de trânsito, como embriaguez ao volante, “rachas”, homicídios e lesões corporais. Ou seja, atuará no âmbito das competências estaduais. “Não vamos abarcar competência de outros entes”, afirmou.
“Em 2022, o trânsito matou 200 pessoas em Goiânia”
Segundo Soares, o Detran tem intensificado as ações educativas, por meio da Escola Pública de Trânsito, mas é preciso ampliar a fiscalização para inibir os condutores que insistem em beber e dirigir, por exemplo. “Queremos entregar resultado para o cidadão, que está cansado de ver tanta falta de respeito e tantos acidentes no trânsito”, enfatizou o presidente.
De acordo com o comandante da GCM, Wellington Paranhos, ao longo deste ano, outros mil profissionais serão capacitados para atuar no trânsito. Para ser credenciado junto ao Detran, é necessário que o guarda civil realize curso específico com duração de 220 horas e estágio.
Fotos: Detran
Detran firma parceria com CGM para que guardas civis municipais atuem no combate a crimes de trânsito em Goiânia